Fernando Bonan, o Juventude da Serra, acaba de alçar voos maiores. O friburguense, narrador número 1 da cidade, foi contratado pela Rádio Globo do Rio de Janeiro e já faz parte da equipe de profissionais mais respeitados do país. Com 21 anos de carreira esportiva, Bonan teve seu talento reconhecido pelos grandes do rádio e será ouvido agora por cerca de um milhão de ouvintes em todo o estado do Rio. Orgulhoso com o novo desafio profissional, ele avisa: “Não abandonarei minha equipe nem minha cidade”. Bonan, que estreou no comando da equipe global com a camisa da campanha Ame Nova Friburgo, promovida por Sergio Madureira, fez um acordo contratual com a Rádio Globo de continuar atuando como narrador da Friburgo AM, transmitindo, com o grito de gol inconfundível, os clássicos e os jogos do Frizão no Maracanã.
A VOZ DA SERRA - Bonan, como foi o início da sua carreira?
FERNANDO BONAN - Desde pequeno eu me interessava pela comunicação. Porém, somente em 1981, quando cursava Administração na Candido Mendes, fui apresentado ao então diretor da Rádio Sucesso, Wagner Luis Menta, que me contratou para a função de DJ nos fins de semana da programação. Com 20 anos de idade eu já trabalhava aos sábados e domingos na Sucesso FM e flertava com o futebol da Rádio Friburgo AM. Foi então que surgiu o convite para ser repórter de campo nos jogos transmitidos para Nova Friburgo, ainda de maneira amadora. Nesse meio tempo apresentei o telejornal regional do SBT, que na época ainda se chamava TVS.
AVS - Quando a Rádio Friburgo AM entrou definitivamente em sua vida?
BONAN - Em 1986, houve um desentendimento com o editor-chefe do SBT, que acabou me demitindo da emissora. Mesmo preocupado, sem rumo, comecei a planejar um outro futuro para minha carreira. Foi então que o destino cruzou meu caminho. O locutor Wanderlei Araújo, da Rádio Friburgo AM, me fez a proposta de montar uma equipe esportiva para transmitir os jogos do Campeonato Carioca em Nova Friburgo, já que, à época, o time de repórteres havia sido desfeito. Foi ali que tudo começou. Nós levamos o projeto à direção da empresa e fechamos o contrato. Um ano depois assumi a direção da equipe e passei a narrador, com planos de voos maiores.
AVS - Você já tem cabine cativa no Maracanã há 18 anos. Como é levantar a bandeira de Nova Friburgo e do interior no meio de tantas personalidades do rádio?
BONAN - Nós inauguramos a transmissão dos jogos do Maracanã, que hoje é o nosso carro-chefe, para Nova Friburgo. É com muito orgulho que represento a minha cidade e a Friburgo AM entre os grandes do rádio. Esse privilégio de divulgar o lugar de onde eu vim me traz muita satisfação. E hoje, graças ao trabalho sério e profissional, todos respeitam e admiram o trabalho da Rádio Friburgo AM.
AVS - Fale um pouco sobre a sua contratação pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, a maior emissora do país.
BONAN - É, sem dúvida, a realização de um sonho de criança. Desde os 12 anos de idade acompanhava meus ídolos Jorge Cury, Waldir Amaral, Loureiro Neto e agora estarei onde eles já estiveram. Toda a minha ascensão profissional também é um fator importante; sair do interior, onde sou responsável desde o fechamento do contrato com o patrocinador, passando pela montagem do equipamento dos jogos, até a sua realização, para, depois de 20 anos, fazer parte da mesma equipe de José Carlos Araújo, Luís Mendes e desempenhar simplesmente o papel de narrador esportivo é extremamente recompensador.
AVS - Você vai deixar a Nova Friburgo AM?
BONAN - Não, de maneira alguma. Como costumo dizer, vou fazer todo esse processo de mudança sem mudar. Eu continuarei atuando com força total na Rádio Friburgo AM, narrando os clássicos e os jogos do Friburguense contra os grandes, além de apresentar o programa diário. Na Rádio Globo farei os jogos nas quartas ou quintas-feiras e sábados.
AVS - Suas raízes serão mantidas?
BONAN - Com certeza. Nada mudou, apenas evoluiu. Continuo em Nova Friburgo, narrando pela Rádio Friburgo AM, e agora representando o cidadão e profissional friburguense na Rádio Globo. Este foi um acordo contratual. Jamais abandonarei minha equipe e a cidade que amo.
Deixe o seu comentário