Na terra natal de sua mãe, Dilma não teve preferência do eleitorado

Presidenta esteve em Nova Friburgo logo após a tragédia, mas durante a campanha o município não foi incluído na agenda
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Na terra natal de sua mãe, Dilma não teve preferência do eleitorado
Na terra natal de sua mãe, Dilma não teve preferência do eleitorado

Fotos: Lúcio Cesar pereira 

As eleições de 2014 tiveram um sentido especial para os moradores dos municípios da Região Serrana do Rio. Isso porque o pleito para a escolha dos novos ocupantes à presidência e ao governo do estado foi o primeiro após a catástrofe climática que devastou várias cidades da região e é considerada a maior tragédia natural do país, tendo provocado a morte de mais de 900 pessoas. Enquanto o fato foi explorado ao máximo na campanha dos candidatos ao posto de governador, passou praticamente esquecido pelos postulantes ao cargo de presidente, tanto no 1º quanto no 2º turno.

Nova Friburgo, uma das cidades mais castigadas pelo desastre natural de janeiro de 2011, é também a terra natal de Dilma Jane Coimbra Silva Rousseff, mãe da presidente reeleita. O dado é pouco conhecido até mesmo entre os friburguenses mais antigos, já que a ‘primeira-mãe’ nasceu no ano 1924 e mudou-se ainda na juventude para Minas Gerais com a família, não mantendo mais vínculos com a região. Em conversas extraoficiais com militantes, Dilma já declarou ter um carinho especial por Friburgo por ser a terra em que sua mãe nasceu. A presidente, inclusive, esteve pessoalmente na cidade para acompanhar os trabalhos de resgate nos primeiros dias após a catástrofe.

Passados mais de três anos da visita, Dilma não incluiu o município e a Região Serrana do Rio em seu roteiro de campanha. Seu adversário, Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), também não dedicou muita atenção às cidades da serra do Rio. Isso pode ser explicado pelo reduzido número de eleitores na região, bastante inexpressivo se comparado a outros colégios eleitorais do país. Prova disso é que os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo concentram apenas 517.701 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale destacar que, se dependesse da votação em Nova Friburgo, Dilma não chegaria nem ao segundo turno, apesar de sua mãe friburguense. A presidente ficou em terceiro lugar, com 26,71% dos votos do município no primeiro turno, de acordo com o TSE.  Já o candidato Aécio Neves ficou em primeiro lugar, contabilizando 37,66% dos votos. O resultado se repetiu no segundo turno, onde o percentual de votos para o candidato tucano foi de 61,16% contra 38,84% de Dilma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dilma | Eleição
Publicidade