Na Semana Santa, mensagens de fé e esperança revividas pelos fiéis católicos

Celebrações atraíram muita gente à Catedral e às demais paróquias do município
terça-feira, 10 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Na Semana Santa, mensagens de fé e  esperança revividas pelos fiéis católicos
Na Semana Santa, mensagens de fé e esperança revividas pelos fiéis católicos

Os últimos passos de Jesus Cristo com todo o sofrimento vivido por ele, culminando na via dolorosa da paixão, morte e ressurreição na Páscoa, foram novamente relembrados pelos católicos nas celebrações religiosas da Semana Santa. Na Catedral São João Batista, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu todas as atividades. Na noite da última quinta-feira, 5, o bispo, repetindo o gesto de humildade de Jesus ante seus discípulos, promoveu o rito do lava-pés com 12 homens da comunidade, na missa da ceia do Senhor. Na celebração reviveu-se a partilha do pão que, para os católicos, se transformou na simbologia do corpo de Cristo e do vinho, que representa seu sangue derramado na cruz. Em seguida, os fiéis se recolheram em vigília com adoração ao Santíssimo Sacramento, o que se repetiu durante toda a manhã da sexta-feira, 6, até a celebração da paixão, às 15h. Em seguida, a procissão do Senhor Morto percorreu o entorno da Catedral, atraindo inúmeros fiéis. A procissão é um dos momentos mais emocionantes das celebrações da Semana Santa, considerada a mais importante do ano para os católicos.

No sábado de aleluia, 7, Dom Edney presidiu na Catedral São João Batista, com os demais padres nas paróquias, a solene vigília da Páscoa com as bênçãos do fogo e da água, a renovação das promessas batismais e o rito da instituição do círio pascal. Nesta ocasião, as igrejas permaneceram com as luzes apagadas durante parte da longa celebração. Os fiéis com velas acesas representaram a luz de Cristo com a promessa de uma nova vida através da ressurreição. Na Catedral e em muitas paróquias da Diocese em Nova Friburgo também houve a tradicional Procissão da Ressurreição. No Domingo de Páscoa, Dom Edney destacou a importância dos fiéis valerem-se do exemplo deixado por Jesus Cristo propondo a todos uma nova vida com mais humanidade, fraternidade e amor. “Como dizem as escrituras, o sepulcro está vazio e Ele (Jesus) vive e reina plenamente em nossos corações”, frisou o bispo.

Ainda durante as celebrações da Semana Santa outras atividades atraíram muitos religiosos às igrejas. Na Praça Dermeval Barbosa Moreira foi realizada a via sacra com os momentos marcantes da via dolorosa de Jesus Cristo no calvário. A Diocese também promoveu a Procissão do Encontro e a meditação da Paixão de Cristo com a participação do coral lírico Acrópolis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Semana Santa | religião | Páscoa | Dom Edney Gouvêa Mattoso
Publicidade