Na Oficina-Escola de Artes, workshop gratuito para professores

terça-feira, 01 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A convite da diretora da Oficina-Escola de Artes, Rose Borges, a educadora portuguesa Maria Teresa Torres Pereira de Eça, realizou ontem, 30, duas palestras. A ideia das palestras e de uma oficina, ambas gratuitas, ocorreu durante encontro entre as educadoras no Congresso Latino-Americano de Professores de Arte, realizado em Belo Horizonte, na semana passada.

A primeira palestra, aberta aos artistas plásticos locais, teve como tema a Arte Contemporânea Portuguesa, na qual foram abordados exemplos da arte lusitana atual, seus equacionamentos face à sociedade, os diferentes circuitos de formação, produção e audiências, abordando alguns artistas em particular, como Paula Rego, Ângelo de Sousa e Júlio Resende, além dos interesses atuais no desenho e nos diários de viagem. A segunda palestra, direcionada a professores generalistas, teve como tema A Importância da educação pelas artes no ensino fundamental. Neste segundo encontro, realizado junto a alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF), foram apresentados exemplos de educação através das artes, dando mostras de um modelo de formação baseado na ideia de que o conhecimento básico dos indivíduos nas sociedades pós-industriais deve incluir inteligências flexíveis, competências criativas verbais e não verbais, capacidades de pensar criticamente e com imaginação, compreensão intercultural e empatia para com a diversidade cultural.

Nesta terça-feira, 1º de dezembro, a partir das 10h, no auditório da Oficina Escola de Artes, acontece workshop aberto a todos os professores das diversas linguagens artísticas das escolas municipais e estaduais. A oficina simulará uma experiência de aprendizagem utilizando uma metodologia questionadora e reflexiva, oferecendo aos educadores a oportunidade de explorar diversas facetas de suas disciplinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade