Não foi fácil digerir a goleada de 6 a 1 sofrida contra o Bonsucesso. O placar elástico e a atuação abaixo da crítica, especialmente no segundo tempo, abalaram jogadores, comissão técnica e diretoria. Na última terça-feira, 5, o Friburguense se reapresentou para dar continuidade à luta contra o rebaixamento. Um capítulo fundamental para evitar o final trágico dessa história se desenvolve na tarde deste sábado, 9, no estádio Eduardo Guinle. O Tricolor da Serra recebe o Macaé, às 16h, em confronto onde somente a vitória interessa.
“Nós nos preparamos no Campeonato Carioca para estar entre os quatro primeiros, disputando com Madureira e Boavista. E o fato de não ter conseguido ter entrado na segunda fase nos frustrou muito. O nosso início contra o Tigres já não foi bom. A cobrança existe, o emocional atrapalha muito. Para reagir é preciso buscar o equilíbrio”, avalia o técnico Gerson Andreotti.
Logo depois da derrota para o Bonsucesso, uma possível demissão do treinador chegou a ser especulada. De fato, Andreotti já havia colocado o cargo à disposição após a derrota contra o Resende, ainda nos vestiários, na rodada anterior. A direção do clube avaliou o comportamento dos jogadores após o último revés, e como a aceitação do elenco ao trabalho de Gerson ainda é boa, houve a opção por mantê-lo nas duas rodadas finais.
“Uma derrota como essas machuca bastante, e pelo resultado e o que apresentamos, o sentimento é de vergonha. Depois do terceiro gol viramos um bando mesmo, muito desorganizado. Mas não condiz com o que o Friburguense tem apresentado. Nos preparamos muito para classificar para a Taça Guanabara, não conseguimos, e isso pesou no primeiro momento, especialmente contra o Tigres.Temos que fazer dois jogos com erro zero”, destaca o gerente de futebol José Siqueira.
Refúgio em Salinas e mudanças
O discurso do dirigente tricolor está afinado com algumas mudanças que aconteceram durante a semana. A partir da manutenção do técnico Gerson Andreotti, foi feito um diagnóstico do elenco. Não houve dispensa ou afastamento, mas alguns jogadores não devem ser relacionados para a partida. Outros foram chamados para conversar. Recuperado, o volante Bidu volta ao time titular. Outra novidade é o retorno do capitão Cadão, uma vez que o desempenho defensivo diante do Bonsucesso foi abaixo da crítica. Vitinho e Diego Guerra estão suspensos, e Damião e Pierre ou Bruno surgem como favoritos às vagas.
“Precisamos ter tranquilidade, mas não podemos confundir com comodismo. Não tem como faltar cobrança. A gente tem que buscar a confiança. Não é menosprezar o Bonsucesso, que melhorou muito, mas eles não tinham ganhado de ninguém. Isso, na minha forma de ver, tem a ver com o equilíbrio. Tivemos um desequilíbrio enorme. Sou muito crítico comigo mesmo, e não preciso que a imprensa e o torcedor me cobrem. Eu me sinto muito mal pela situação. Gosto muito do clube e da cidade. Quando as coisas não acontecem, me machuca muito”, pontua Andreotti.
Em busca desse equilíbrio e da recuperação – sobretudo emocional – dos jogadores, o clube apostou na antecipação da concentração para o jogo. Por isso, a delegação seguiu no meio da semana para o Centro de Treinamento da Aldeia da Criança, em Salinas, onde permaneceu até o dia da partida, sem retornar para o Eduardo Guinle. A tranquilidade do local, a distância de qualquer tipo de pressão e a possibilidade de uniformizar alimentação e descanso motivaram a busca pelo refúgio.
Promoção da garrafa PET mantida
O Friburguense confirmou que vai manter a promoção da troca de uma garrafa pet vazia por um ingresso, sem acréscimo de dinheiro, para o próximo jogo em Nova Friburgo. A partida será contra o Macaé neste sábado, 9, às 16h, no estádio Eduardo Guinle. A promoção é fruto de uma parceria com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Portanto, basta levar o pet vazio à entrada do estádio para prestigiar o Frizão em partida que pode ajudar a definir o seu destino no campeonato carioca.
Classificação - Taça Rio
1º- Resende, 12 pontos
2º- Tigres, 11 pontos
3º- Macaé, 10 pontos
4º- Portuguesa, 7 pontos
5º- Bonsucesso, 5 pontos
6º- Cabofriense, 4 pontos
7º- América, 4 pontos
8º- Friburguense, 3 pontos
A 6ª rodada - Taça Rio
Sábado, 9 - Friburguense x Macaé, Eduardo Guinle
Sábado, 9 - Cabofriense x Bonsucesso, Correão
Domingo, 10 - Tigres do Brasil x Resende, Los Lários
Domingo, 10 - América x Portuguesa, Giulite Coutinho
Deixe o seu comentário