Tudo parecia caminhar tranquilo para o sucesso do Friburguense na estreia do Campeonato Carioca. O tricolor da serra suportou todo o primeiro tempo e chegou a marcar 1 x 0 aos cinco minutos do segundo tempo, numa bela jogada de Victor Hugo. Até que apareceu o auxiliar Luiz Antonio Muniz de Oliveira para estragar a festa e anular ilegalmente o gol lícito do Friburguense no último domingo, 25. Antes, no primeiro tempo, a também auxiliar Lílian Silva Fernandes Bruno atrapalhou o Frizão, fazendo vista grossa em vários lances considerados errados pelas regras do futebol.
Como se não bastasse, aos 12 minutos do segundo tempo o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro validou o gol do Flamengo em total impedimento, contribuindo para a vitória do time carioca. O Flamengo teve mais a posse da bola no início do jogo, mas o Friburguense não se intimidou, valorizou a vitória rubro-negra, jogou de igual para igual, esteve perto do empate, mas esbarrou num trio de arbitragem totalmente inexperiente.
A renovação implantada pela Ferj na arbitragem carioca não está surtindo os efeitos desejados, porque os árbitros erram, os auxiliares não se entrosam e prejudicam todo um trabalho de uma semana inteira. É lamentável que ao fim da partida os dirigentes da Ferj ainda tenham dito: “Isso é normal, é só um começo de trabalho”. E por isso podem errar acintosamente?
Destacou-se na partida com o Flamengo a atuação do goleiro Adriano, que fez três defesas portentosas no primeiro tempo e repetiu a mesma atuação no segundo, mostrando sua capacidade técnica, visão e reflexo de um grande goleiro, que aos 39 anos está em plena forma física e técnica.
ARBITRAGEM – Péssima, influiu sensivelmente no resultado e foi a principal responsável pela vitória flamenguista. Os auxiliares cometeram vários erros, principalmente na anulação do gol de Victor Hugo. Acresceu somente um minuto no 1° tempo, no segundo marcou quatro minutos e encerrou o jogo dois minutos antes. Nota zero.
PRÓXIMO JOGO - O Friburguense volta a campo quinta-feira, 29, contra o Mesquita, no Estádio Eduardo Guinle, partida marcada para as 16h30, mas que pode ser transferida para as 20h, já que o gerente de futebol Siqueirinha tenta acordo com o time carioca.
Estádio: Maracanã
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro
Auxiliares: Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Lilian da Silva Fernandes Bruno
Cartões amarelos: Leonardo Moura, Willians e Ronaldo Angelim (Flamengo); Alex e Gilson (Friburguense)
Gol: Juan, aos 12 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno, Airton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Kleberson (Fierro), Ibson e Juan (Toró); Marcelinho Paraíba (Everton) e Obina. Técnico: Cuca
FRIBURGUENSE: Adriano, Crispin, Cadão, Wallace e Gilson; Sérgio Gomes, Élan (Emerson), Cassiano e Victor Hugo (Ziquinha); Alex (Hércules) e Tiago. Técnico: Cleimar Rocha
Renda: R$ 562.847 – Público: 34.132
Prefeito se reúne com desportistas
e aprova ideia da Casa do Atleta
A vontade de mudar e, ao mesmo tempo, fazer do governo municipal o mais popular da história de Nova Friburgo levou o secretário municipal de Esportes, Frank James Fernandes, a reunir dezenas de desportistas de várias modalidades com o prefeito Heródoto Bento de Mello, na noite da última sexta-feira, 23, no Salão Azul do Palácio Barão de Nova Friburgo. O encontro, mediado pelo próprio secretário, foi considerado um importante marco na história do esporte friburguense, principalmente porque o prefeito Heródoto demonstrou todo o seu entusiasmo com a quantidade de destaques esportivos da cidade, bem como com o potencial de diversos campeões que a cidade fabrica.
Os organizadores de eventos radicais tiveram oportunidade de usar da palavra e, através de filmes, mostraram o que existe na área na cidade. O prefeito ficou tão impressionado, que pediu aos desportistas para lhe ceder cópias. “Vou colocar tudo isso na propaganda da cidade! É meu desejo transformar a nossa cidade num grande parque e nós precisamos de vocês, temos que aparecer na mídia como a primeira cidade no esporte. Nova Friburgo tem que progredir. Parabéns a todos vocês e tenho certeza de que a cidade vai brilhar no esporte brasileiro. Podem contar comigo”, frisou Heródoto.
A reunião contou com dezenas de participantes, como os irmãos Reginaldo e Alexandre Azevedo (fundistas que representam a cidade nas provas de corrida de vários estados brasileiros), e Mateus Corguinha e Maicon Morgado (campeões de motocross), entre outros. Fizeram uso da palavra Marlon Moraes (bicampeão brasileiro de muay thai), Maria Domiciano (coordenadora da equipe Maria Domiciano de Atletismo), Heberson Lamblet (presidente da Associação Friburguense de Canoagem), Robson Roberto (presidente do Clube Caledônia de Voo Livre), Orlando Mieli (coordenador de provas de ciclismo e mountain bike), Mario Mello (tetracampeão brasileiro de amputados), Rafael Basalo (coordenador do projeto Nova Friburgo EcoAdventure) e Eduardo Mastrangelo, o Cabritinha (coordenador de provas de motocross).
SONHO ANTIGO – Um sonho antigo deve ser realizado pelo novo governo municipal: a construção da Casa do Atleta. Sugerido por Maria Domiciano, o prefeito aprovou a ideia e os entendimentos já estão sendo mantidos para que o projeto aconteça num espaço de São Lourenço, junto ao haras.
Prodesporte promove copa de futsal
Contanto com apoio do Sesc e Secretaria Municipal de Esportes, a Prodesporte organizará a Copa Nova Friburgo de Futsal nos meses de março e abril, com jogos ao domingos, disputados em três categorias: livre, veterano (acima de 40 anos) e júnior (até 19 anos). O evento é uma reivindicação antiga dos jogadores friburguenses, que têm poucas competições na modalidade.
Poderá participar qualquer equipe representando clubes, associações ou empresas com sede em Nova Friburgo. Os times serão divididos em chaves de quatro equipes, que jogarão entre si, classificando as duas primeiras colocadas para a segunda fase. Nas rodadas seguintes os jogos serão eliminatórios.
As inscrições acontecerão durante todo o mês de fevereiro, na Prodesporte (Rua Almirante Barroso 5, Centro, telefone 2523-0613). O sorteio dos grupos e o congresso técnico acontecerão dia 4 de março, às 19h, na Secretaria de Esportes.
Deixe o seu comentário