Na abertura da Semana Santa, d. Edney lembra missão dos católicos na reconstrução da cidade

terça-feira, 19 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Na abertura da Semana Santa, d. Edney lembra missão dos católicos na reconstrução da cidade
Na abertura da Semana Santa, d. Edney lembra missão dos católicos na reconstrução da cidade

José Duarte

 

A Semana Santa foi aberta domingo, 17, com cerimônia do domingo de ramos e paixão do Senhor. O domingo de ramos representa a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a paixão, morte e ressurreição — por isso os fiéis católicos levam ramos para serem benzidos, procurando reviver aquele momento e, ao mesmo tempo, seguir os passos de Jesus. A cerimônia, presidida pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, d. Edney Gouvêa Mattoso, começou no coreto da Praça Getúlio Vargas, com procissão dos ramos até a Catedral São João Batista, onde foi celebrada a missa da paixão, contando com a concelebração dos padres Marcus Vinícius Brito de Macedo (administrador paroquial da catedral), e Jorge Eduardo Coimbra do Almo (reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição).

Durante sua reflexão sobre aquele momento, d. Edney disse: “Já passa da hora de se fazer algo pela recuperação da cidade, todos somos responsáveis pelo soerguimento de Nova Friburgo”.

Centenas de católicos superlotaram a catedral para a missa da paixão. Nesse dia toda liturgia é voltada ao martírio de Jesus, com os textos Isaías 50, 4 – 7; Salmo 21; Filipenses 2, 6 – 11, e São Mateus 27, 11 – 54. O evangelho a três vozes foi proferido por d. Edney, que representou Jesus Cristo, o diácono Roberto (narrador) e o diácono João Luiz (leitor). O bispo, refletindo os textos, frisou: “Aproveitando a ressurreição de Jesus Cristo, já está na hora de terminar o luto e partirmos para um tempo de reconstrução, para reconstruirmos a cidade juntos. Fazermos juntos uma nova Nova Friburgo. Me entristeço e sinto muito pela morte de tantas pessoas, mas com a Páscoa é chegado o momento de colocar fim ao luto e partir para a reconstrução. Nova Friburgo depende de todos nós cristãos. Diante da fé em Deus, somos responsáveis pela nossa ressurreição para o pecado e, acima de tudo, firmar o compromisso de praticar Sua palavra através dos atos”. Como se trata de uma liturgia longa, a missa teve pouco mais de três horas de duração.

O domingo de ramos continuou à tarde, com a procissão do encontro, que marca o encontro de Jesus com sua mãe, Maria, durante o trajeto de Jerusalém até o Monte Calvário, onde foi crucificado. A imagem de Senhor dos Passos saiu da Catedral São João Batista e a imagem de Nossa Senhora das Dores do Colégio Nossa Senhora das Dores, encontrando-se na Praça Getúlio Vargas.

 

A programação da Semana Santa tem continuidade com a seguinte programação:

TERÇA-FEIRA SANTA, 19/04

8h e 16h: Santa missa

19h30: Retiro comunitário

 

QUARTA-FEIRA SANTA, 20/04

8h: Santa Missa, seguida de Via-Sacra

16h: Santa missa

19h30: Retiro comunitário

 

QUINTA-FEIRA SANTA, 21/04

(Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio)

9h: Missa do crisma, com renovação das promessas sacerdotais

19h: Missa da ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, seguindo-se vigília eucarística até as 24h

 

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, 22/04 - dia de jejum e abstinência

6h: continuação da vigília eucarística

15h: Celebração da paixão do Senhor, com adoração da cruz e comunhão

18h30: Procissão do Senhor morto e sermão das sete palavras

 

SÁBADO SANTO, 23/04

21h: Solene vigília pascal

 

DOMINGO DA PÁSCOA, 24/04

10h: Missa solene da Páscoa

17h e 19h: Missa da Páscoa

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Páscoa | Semana Santa | Dom Edney Gouvêa Mattoso | domingo de ramos | religião
Publicidade