Mais uma operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, mobilizará agentes da força-tarefa de cinco secretarias municipais hoje, 28, e amanhã, 29, em Olaria — o bairro com a maior incidência de infecção pelo mosquito em moradores de Nova Friburgo.
A ação terá início na Rua Presidente Vargas e seguirá por outras vias do bairro. De acordo com a prefeitura, vários serviços públicos serão realizados pelas equipes das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos, Defesa Civil, Subprefeitura de Olaria e Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Além do controle e combate ao mosquito, serão realizadas ações de limpeza, tapa-buracos, pintura e outros trabalhos de manutenção e conservação.
“A ação de controle vetorial nos bairros está sendo realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo para que haja o reconhecimento precoce das áreas de infestação, a fim de exterminar os focos do mosquito Aedes aegypti e minimizar o impacto das doenças na população friburguense. Mas, além das ações coordenadas pela prefeitura, a mudança comportamental da população é essencial”, informa a nota divulgada pelo governo municipal.
No último dia 9, a equipe que compõe a força-tarefa de combate ao mosquito esteve no Alto de Olaria para mobilizar a população para intensificar o combate aos focos do mosquito no período com maior incidência, que ocorre nos meses de março, abril e maio.
“Demos apoio à associação de moradores do bairro. A ação foi uma iniciativa dos próprios moradores e as equipes da prefeitura participaram incentivando-os. Foram retirados três caminhões de lixo, instaladas 61 telas em caixas d’água e 240 imóveis foram vistoriados, assim como foram desratizadas seis áreas e coletadas seis amostras de águas para análises laboratoriais”, disse, na ocasião, o gerente técnico da Defesa Civil, tenente Hamilton Thuller.
A Prefeitura de Nova Friburgo segue orientações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde, e da campanha “Dez minutos salvam vidas”, instituída pelo governo estadual.
Deixe o seu comentário