Lado A
No embalo das iniciativas de incentivo à produção musical e aos novos talentos de Nova Friburgo e região, a coluna Musicado estreia para ser mais um pilar neste processo. Um espaço democrático e popular para quem vive, ama e curte música, seja ela em que ritmo, melodia e harmonia for. Aqui será o espaço para músicos, intérpretes, compositores, bandas, orquestras e grupos regionais.
A classe vive sob uma onda de otimismo com relação ao futuro. Os discursos de investimentos e oportunidades feitos pelo poder público apontam para dias melhores. Alento para um setor tão desvalorizado. Por enquanto, as ações são pertinentes. O Bar da Música é um exemplo. Porém, queremos mais. Nova Friburgo é um celeiro de talentos. Temos uma infinidade de artistas fantásticos, que só buscam uma oportunidade. Mostrem suas caras.
Som da serra
Na onda de Manu e Edu
Apresentar-se no formato voz e violão é navegar sem bússola. É preciso muita preparação e talento para achar o caminho tendo quase nada a seu favor. A ausência de outros instrumentos coloca o músico/cantor a toda prova. A afinação (ou a falta dela) fica mais evidente e o violão insiste em nadar contra a maré.
Manu e Edu Quintanilha conhecem bem o oceano que atravessam em seus shows. Estes dois artistas friburguenses abusam da sintonia entre instrumento e voz. Ambos dominam o palco como quem se desvencilha de ondas gigantes.
Conheci a cantora Manu no ano passado. Ela possui brilho, público e uma voz grave de causar inveja. Ouvi o Edu este ano, num bar da cidade. Fiquei impressionado com o jogo de cintura, repertório e domínio do violão. Eles são, sem sombra de dúvida, dos melhores da região neste modelo.
No ouvido
(CDs, DVDs e músicas imprescindíveis):
Samba Social Clube 1 e 2
Um Barzinho e um violão - Novelas anos 70
Jay Vaquer - Formidável Mundo Cão
Biquíni Cavadão 80 parte 2
Bruno Tol é músico, cantor,
compositor e jornalista.
Deixe o seu comentário