(SECOM) - Aquela imagem romântica dos filmes, onde um músico idealista saca de seu violão e, em plena praça pública, inicia sua performance, vai ganhar vida nos bairros e distritos friburguenses. O projeto Música na Rua, que teve seu lançamento neste fim de semana, na praça Dermeval Barbosa Moreira, propõe trazer para as ruas, avenidas e praças, os artistas de Nova Friburgo, que, a exemplo do que acontece com frequência nos locais públicos da Europa, exibirão sua arte para quem estiver passando no local escolhido para a apresentação.
Segundo o secretário de Cultura do município, Roosevelt Concy, o projeto quer levar música de qualidade de maneira intimista e informal, atraindo o friburguense através de apresentações fortuitas por toda a cidade. “As avenidas, ruas e praças de uma cidade não são apenas centros comerciais e de lazer, mas também espaços para o desenvolvimento da arte e da cultura. Estamos trazendo para Nova Friburgo o grande movimento cultural já comum na Europa, onde os artistas se apresentam em locais públicos e recebem o carinho próximo do público”, explicou o secretário.
As apresentações do último fim de semana, dias 22, 23 e 24, levaram centenas de pessoas à praça Dermeval Barbosa Moreira. Dentro do contexto do Bar da Música - que foi sucesso no carnaval, numa criação do produtor Sergio Madureira, secretário de Turismo - onde cadeiras e mesas foram dispostas para que a plateia desfrutasse das apresentações, o projeto Música na Rua transformou o espaço público em um baile inesquecível.
“No sábado, quando a Banda Euterpe Friburguense se apresentou, interpretando músicas dos Beatles, cerca de 800 pessoas se levantaram, afastaram as mesas e cadeiras, e começaram a dançar, como se estivessem num grande baile. Aquela cena me deixou extremamente emocionado, pois pude perceber a força que a arte exerce sobre as pessoas”, avaliou Roosevelt. O secretário informou ainda que o público, fã de boa música, pode interagir com seus artistas prediletos. Basta acessar o blog www.musicanarua.com.br para trocar e-mails, participar da eleição dos destaques do ano, concorrer a brindes e ajudar os artistas vencedores das enquetes a gravarem, no fim do ano, um CD com as melhores músicas apresentadas durante o projeto.
Turistas guardavam lugar
O frio característico de Nova Friburgo compôs o cenário que tanto atrai o turista que visita a cidade. Em busca de boa música e do aconchego da serra fluminense, o casal Maria Antonieta Barbosa e Severino da Silveira levou uma garrafa de vinho para a praça e não arredou o pé da mesa onde estava para não perder o show dos artistas friburguenses. “Adoramos Nova Friburgo. Sempre que dá um tempinho, corremos para cá e curtimos o friozinho gostoso da serra. Este ano, ainda tivemos a surpresa de termos apresentações maravilhosas em plena praça. Foi o clima perfeito para namorar”, brincou Severino, que reclamou do estresse das grandes cidades e elogiou a acolhida friburguense.
O entusiasmo do público, que prestigiou os três dias de música na praça, podia ser descrito nos olhares da delegação do Rotary Club da Inglaterra, que veio à Nova Friburgo, a convite do Rotary Caledônia, para conhecer a cultura local. Emocionados com a apresentação da Banda Euterpe Friburguense, que os homenageou com canções do grupo britânico mais famoso do mundo, os Beatles, eles dançaram todo o tempo.
“Eu nunca vi ingleses tão animados na minha vida. Pareciam um grupo de brasileiros vindos da Bahia”, divertiu-se o secretário de Cultura, observando os britânicos pulando e cantando ao som da música dos quatro rapazes de Liverpool.
O projeto Música na Rua seguirá durante todo o ano, com exibições de artistas locais em diversos espaços públicos de bairros e distritos, surpreendendo os friburguenses desavisados que passarem durante os números musicais.
Deixe o seu comentário