Música instrumental e vocal em nova edição do projeto “Concertos na Catedral”

quinta-feira, 27 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Neste sábado, 29, às 18h, será realizada mais uma edição do projeto “Concertos na Catedral”, promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria de Cultura, e pela Igreja Matriz São João Batista. Desta vez, o concerto contará com apresentações de grupos instrumentais e vocais. O evento é gratuito.

Até o início do século XVI os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar o compasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal.

Quarteto Solo Trompete - Formado por integrantes da SMB Euterpe Friburguense, o conjunto de sopros tem por objetivo pesquisar e apresentar publicamente o repertório especialmente desenvolvido para o Quarteto, com arranjos que incluem músicas sacras, populares e clássicas. O Quarteto apresentará o seguinte repertório: “Chorale” (Richard Wagner), arranjo de Cheytte Roberts; “Amazing Grace” (John Newton), adaptação de Paulo Rosa; “Ave Maria” (Franz Schubert), arranjo de Paulo Rosa; “Deck the Halls” (Tradicional), arranjo de Greg Mc Lean, “Funk four” (B. Lochs); e “As rosas não falam” (Cartola), arranjo de Paulo Rosa.

Em todos os tempos, o canto coral foi sempre considerado como uma das manifestações artísticas mais acessíveis a todos os grupos sociais. Desde as invocações primitivas, passando pela austeridade da música religiosa, à época do auge polifônico até chegar à contemporaneidade, o canto coral cumpriu com diferentes intensidades, segundo a época. E comoveu as raízes mais profundas do espírito humano, evidenciando, desde as crenças religiosas aos sentimentos e emoções mais puras, exaltando por fim, a alegria de viver em todas as suas etapas.

O Coral de Jovens da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo foi criado em 2002, como parte integrante do processo de arte-educação. O coro apresentará o seguinte programa: “Hine mah tov” (hino hebreu), arranjo de Henry Leck; “Siyahamba” (hino sul-africano), “Canta una canción de amor” (Alejandro Lerner), arranjo de Liliana Cangiano; e “Minha namorada” (Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), arranjo de Gabriel Levy.

O Coral Allons Chanter – Foi formado por um grupo de alunas da Aliança Francesa de Nova Friburgo, em 2001, com o objetivo de cantar e divulgar a cultura francesa, através de suas belas canções. O coro é formado por 18 integrantes de vozes femininas e vem se apresentando em vários eventos representando com muito orgulho a Aliança Francesa de Nova Friburgo. Tem como regente o maestro Alfredo Monteiro da Cunha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade