O projeto Música e Saber, que tem início nesta sexta, 3, e vai até domingo, 5, preparou uma programação especial inteiramente gratuita, com workshops, concertos e oficinas. Entre as oficinas, cordas dedilhadas, madeiras, metais e arranjos. Os workshops incluem produção fonográfica e de projetos musicais. O evento conta com a participação do Quarteto Maogani, Tim Rescala, Bia Paes Leme, do clarinetista Paulo Sérgio Santos, e Art Metal Quinteto, entre outros, animando o fim de semana na cidade. A realização é da Sarau Agência de Cultura Brasileira, patrocinada pelo Ministério da Cultura, Funarte e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Para mais informações, contatos com a Euterpe Friburguense (2521-1085), Oficina-Escola de Artes (2533-1144) e Casa da Cultura (2521-1558). LIVRE
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
CONCERTOS GRATUITOS
Casa da Cultura
Praça Getulio Vargas 89 – Centro – Nova Friburgo
Capacidade: 100 lugares
Quarteto Maogani
Data: 3/12 (sexta-feira)
Horário: 21h
Um dos grupos instrumentais mais conceituados no cenário musical popular brasileiro, destacando-se cada vez mais por sua produção fonográfica de alta qualidade e por sua presença constante em concertos no Brasil e no exterior.
Art Metal Quinteto
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 20h
Raro exemplo de longevidade na música de câmara brasileira. Desfruta a reputação de ser um dos melhores quintetos de metais brasileiro e é reconhecido pela sua virtuosidade, carisma e dedicação em expandir o repertório brasileiro para esta formação.
Paulo Sérgio Santos Trio
Data: 5/12 (domingo)
Horário: 19h
Considerado um os maiores clarinetistas do Brasil, com inúmeros CDs e DVDs gravados, o professor Paulo Sérgio Santos é graduado na Escola de Música da UFRJ, participou de diversos festivais internacionais e é o mais antigo membro do Quinteto Villa-Lobos.
WORKSHOPS
Casa da Cultura
Praça Getulio Vargas 89 – Centro – Nova Friburgo
50 vagas
Produção de Projetos Musicais
Data: 3/12 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Professor Alexandre Pimentel - produtor cultural com vasta experiência em consultoria, planejamento e gestão cultural. Atuou em projetos como Escola Portátil de Música, Festivais de Inverno do Rio, Festival Nacional de Choro, Mostra Arte da África Brasil, dentre outros.
Produção Fonográfica
Data: 4/12 (sábado)
Horário: 17h
Professor Tim Rescala - compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator.
OFICINAS
S.M.B. Euterpe Friburguense
Av. Euterpe Friburguense 53 - Centro - Nova Friburgo
30 vagas
Prática de Grupo de Música Instrumental
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h
Professor Paulo Sergio Santos - graduado na Escola de Música da UFRJ. Participou de diversos festivais internacionais.
Metais
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h
Professor João Luiz Areias - primeiro Trombone Assistente da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atua como membro do Board of Advisers da International Trombone Association (2006-2011), onde em 2006 foi convidado a participar do Cramer Trombone Choir no International Trombone Festival in Birminghan.
Madeiras
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h
Professora Ariane Petri - mestre em Música pela Unirio e fagotista da OSB; e Elione Medeiros, primeiro fagote solo da Orquestra Petrobras Sinfônica e professora de Fagote e Música de Câmera da Unirio.
OFICINAS
Oficina-Escola de Artes
Praça Getúlio Vargas 71 – Centro
30 vagas
Cordas Friccionadas
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h
Professor Nayran Pessanha - regente preparador da Orquestra Jovem da Sinfônica Brasileira e violista do Quarteto Carioca e da OSB.
Cordas Dedilhadas
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h / 14h às 16h
Professor Paulo Aragão - integrante do quarteto de violões Maogani. O compositor e violonista Guinga o caracterizou como “o maior arranjador de violão do Brasil de todos os tempos”.
Arranjos
Data: 4 e 5/12 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h
Professora Bia Paes Leme - arranjadora, compositora e produtora musical, graduada em Composição e mestra em Musicologia pela UniRio.
Músicos têm a chance de capacitação grátis de hoje a domingo na Euterpe
Projeto Música e Saber terá ainda apresentações de grandes talentos
Músicos amadores e profissionais de toda a região devem reservar um espaço na agenda para se capacitar gratuitamente, reciclar suas práticas e conhecer novidades do ramo em oficinas com grandes nomes da música nacional. É o projeto Música e Saber, promovido pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e que oferecerá diversas oficinas na sede da banda sinfônica Euterpe Friburguense, no Centro, parceira da iniciativa junto com a Secretaria Municipal de Cultura, de hoje, 3 a domingo, 5. Cada oficina terá até 30 alunos e as inscrições devem ser feitas na secretaria banda Euterpe (mais informações no telefone 2521 1085 ou no www.euterpefriburguense.com.br).
Quem participar das oficinas terá a chance de trocar experiência e adquirir conhecimento com grandes nomes da música instrumental. Estarão em Nova Friburgo durante o Música e Saber, que foi sucesso recentemente em Barra Mansa, no sul do Estado, Tim Rescala e Bia Paes Leme, arranjadora da banda de Chico Buarque, Quarteto Maogani, Art Metal Quinteto e o clarinetista Sérgio Santos, entre outros, que também farão apresentações gratuitas para os participantes e o público. Haverá ainda workshops gratuitos na Casa da Cultura, na Praça Getúlio Vargas, com 50 vagas, cada, de produção de projetos musicais, com o professor Alexandre Pimentel; produção fonográfica, com Tim Rescala, na Casa da Cultura (antigo fórum na Praça Getúlio Vargas), com 50 vagas, cada.
As oficinas na banda Euterpe Friburguense serão de prática de grupo de música instrumental, com Paulo Sérgio Santos; metais, com o professor e trombonista da Orquestra Petrobras sinfônica, João Luiz Areias; madeiras, com a professora Ariane Petri. Já na Oficina-Escola de Artes, os músicos poderão obter novos conhecimentos em instrumentos de cordas friccionadas, com o professor Nayran Pessanha; cordas dedilhadas, com o professor Paulo Aragão e arranjos, com a professora Bia Paes Leme. O Música e Saber tem ainda o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Deixe o seu comentário