Geraldo Carvalho
(CORDEIRO) - Neste último sábado foi realizado pela Rádio Comunitária Mágica FM na sintonia 87,7 mais um programa “Show do Geraldo Carvalho”. Foram levadas aos ouvintes a informação de que todos os municípios estão vulneráveis a ter casos de dengue neste verão. A afirmação foi feita pelo coordenador de Vigilância Sanitária do município de Trajano de Moraes, Saulo Pacheco, que firmemente alertou todos sobre as ações de eliminar focos—principal arma de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Na entrevista ao radialista Geraldo Carvalho, ele disse que não se deve só cobrar das autoridades políticas o combate à doença, mas que todos os moradores das cidades devem aplicar ações diárias de prevenção, visto que está previsto uma epidemia neste período de verão no estado do Rio de Janeiro.
Ainda em suas explicações, o coordenador trajanense Saulo disse que o mosquito está se adaptando muito rápido às condições ambientais das diversas cidades e que por a maioria de moradores ainda não terem contraído a dengue, uma epidemia pode chegar de surpresa, porque a maioria não estar imune à picada deste perigoso mosquito, onde alerta para o incentivo através de rádios e jornais regionais à prevenção na eliminação do mosquito transmissor desta grave doença.
“Todos os municípios estão vulneráveis à dengue, por ser um problema eminente e a principal arma é combater os focos”, disse Saulo Pacheco aos ouvintes, alertando ainda que não se deve utilizar inseticidas domésticos nas residências sem o devido controle, já que estes podem prejudicar a saúde de crianças, adultos e animais domésticos.
Valendo ressaltar que os municípios de Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena não contraíram casos da doença no verão passado, devido ao clima de baixa temperatura, mais especialistas do Estado estão preocupados e já anunciaram que, se não houver prevenção, muitos casos poderão acontecer em todo interior e capital do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário