Municípios fluminenses já podem se inscrever para o Dia do Desafio 2019

Prefeituras têm até 22 de maio para aderir a campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar
quinta-feira, 09 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O Dia do Desafio em Friburgo (Arquivo AVS)
O Dia do Desafio em Friburgo (Arquivo AVS)

O Sesc RJ abriu inscrições, abertas a todos os municípios do estado, para o Dia do Desafio 2019, uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. As prefeituras interessadas têm até  22 de maio para se cadastrar. Isso colocará oficialmente o município na “disputa” do dia 29 de maio, quando cidades do mundo inteiro tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e realizar uma atividade física.

Em 2018, 492 municípios participantes das Américas participaram da ação. Somente no estado do Rio de Janeiro, o Sesc RJ e parceiros estiveram presentes em 45 cidades. A participação das cidades e da população é gratuita. Essa é a maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo e contará, neste ano, com a participação de diversas cidades de mais de vinte países. 

A competição acontece entre cidades ou na modalidade autodesafio. Cada cidade brasileira terá uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Desde 2018, foi apresentado o Desafio Trienal – 2018 a 2020. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços.

Municípios que não participaram em 2018 podem se inscrever em 2019 e terão sua cidade competidora e parceira definidas pela Secretaria Executiva do Dia do Desafio na América Latina (SESC São Paulo) e divulgadas após o dia 22.

O lançamento oficial do Dia do Desafio será no próximo dia 20 no Sesc Jundiaí, São Paulo. Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

Na programação do Sesc RJ haverá caminhadas, passeios ciclísticos, corridas; modalidades esportivas já oferecidas nas unidades; jogos e dinâmicas que ofereçam variação de movimentos corporais; festivais, torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas tradicionais e adaptadas; Gincanas e brincadeiras populares; atividades laborais, cooperativas e lúdicas para empresas e muitas outras ações. Vence o desafio o município que conseguir mobilizar proporcionalmente o maior número de pessoas em relação à sua população.

Sedentarismo

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62,1% dos brasileiros com 15 anos ou mais não praticam qualquer esporte ou atividade física. Isso quer dizer que mais de 100,5 milhões de pessoas, de um total de 161,8 milhões nessa faixa etária, não fazem nenhum tipo de exercício.

O Sesc RJ se preocupa com os índices de sedentarismo no Brasil e para combater esse cenário, promove sistematicamente atividades de esporte e bem-estar e ações que geram melhoria na qualidade de vida da população. Iniciativas como o Dia do Desafio são urgentes para virarmos esse jogo e despertar o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular.

Podem participar das atividades propostas pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos. Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia  29 de maio de 2018. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. 

O Dia do Desafio tem por objetivo quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.

O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. No Brasil, a iniciativa é promovida pelo Sesc em parceria com as prefeituras municipais. O país participa da ação desde 1995.

Para mais informações e registro de participação, basta entrar em contato pelo e-mail diadodesafio@sescrio.org.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | bem-estar
Publicidade