Meditação: a ciência descobre os benefícios
O sistema nervoso autônomo é a área do sistema nervoso que controla as ações involuntárias, isto é, existe independente da nossa vontade, como a contração das musculaturas lisa e cardíaca. Esta área se subdivide em sistema simpático e parassimpático. O simpático estimula ações que mobilizam energia, ajudando o organismo a responder a situações de estresse, por exemplo. É responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, concentração do açúcar no sangue... O sistema parassimpático funcionaria no sentido contrário, como que para compensar os excessos do simpático, reduzindo o ritmo cardíaco, a pressão arterial...
A respiração é o elemento-chave da meditação, concentrando a atenção somente na respiração, deslocamos o pensamento de questões do dia a dia, preocupações, stress, e assim conseguimos esvaziar a mente, mesmo que por alguns segundos. Este simples ato causa um profundo bem estar momentâneo e posterior, mesmo que sem perceber, o indivíduo vai se tornando mais centrado, calmo, ponderado, e com clareza de raciocínio. Vale a pensa experimentar!
CURIOSIDADES
Dança com “Daff”
O daff é um pandeiro árabe, que tem o som um pouco diferente do nosso pandeiro. Por ser pequeno e fácil de lidar, pode ser usado pela bailarina, assim como os snujs, para acompanhar a música. Os ritmos mais rápidos são perfeitos para serem acompanhados pelas batidas do pandeiro no corpo da bailarina. As danças com instrumentos são sempre muito alegres e festivas.
Poesia
“Mesmo com sua percepção, o homem não pode entender o que diz a chuva quando cai sobre as folhas das árvores, ou quando bate lentamente nos vidros das janelas. Ele não pode saber o que a brisa segreda às flores nos campos.
Mas o coração do homem pode pressentir e entender o significado dessas melodias que tocam seus sentidos A Sabedoria Eterna sempre lhe fala numa linguagem misteriosa, a Alma e a Natureza conversam entre si, enquanto o Homem permanece mudo e confuso.
Mas o Homem já não chorou com esses sons? E suas lágrimas não são porventura uma eloquente demonstração?”
Kalil Gibran – poeta libanês
Contato para aula de dança oriental: (22) 9723-3064
Deixe o seu comentário