O novo Sherlock Holmes
“O novo Sherlock Holmes, além de possuir raciocínio lógico e vasta cultura, é retratado como exímio esgrimista e lutador de boxe”
Este mês estreia nos cinemas brasileiros o tão aguardado Sherlock Holmes, o filme, dirigido por Guy Ritchie. Robert Downey Jr. e Jude Law fazem, respectivamente, os papéis de Sherlock Holmes e Dr. Watson – a dupla de detetives mais famosa do mundo, criada pelo escritor inglês Arthur Conan Doyle.
A história do filme foi desenvolvida pelo também produtor do filme, Lionel Wigram, e é mais focada na ação dos personagens. A nova versão do detetive é vista pelos fãs como sendo mais fiel aos livros de Doyle do que as versões cinematográficas anteriores, visto que o personagem Sherlock Holmes, além de possuir raciocínio lógico e uma vasta cultura, também é retratado pelo seu autor como sendo um exímio esgrimista e lutador de boxe.
Resumindo, quem for conferir o filme no cinema vai se deparar com um detetive bem diferente daquele que povoou as telinhas e a imaginação popular ao longo do último século. Além da abordagem mais realista dos fatos, mesmo os mais absurdos (tendência dos últimos anos que não poupou nem James Bond), o filme mostra um Sherlock Holmes não tanto lorde inglês, mais jovem e... bom de porrada! Já Watson, por sua vez, é no novo filme um assistente bem menos bocó.
Isso muito se deve à escolha do diretor, Guy Ritchie. Ritchie é um cineasta conhecido e respeitado pelos seus dois ótimos filmes de estreia: Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Snatch – Porcos e Diamantes, os quais ele mesmo assinou roteiro e direção. Guy Ritchie, aliás, também é conhecido (ou mais conhecido) por ter sido o marido de Madonna uns tempos atrás.
Assim como aconteceu com Batman, que nos anos 90 ganhou a assinatura do diretor Tim Burtom e, com sua visão gótica do mundo, fez mudar para sempre a nossa imagem do homem-morcego, Sherlock Holmes, o filme promete ser um filme com o estilo característico de Guy Ritchie. Entretanto, é uma pena que o cineasta não tenha participado da composição do roteiro, um dos pontos fracos das recentes produções cinematográficas de ação e aventura.
O filme demorou muito a sair (e quase teve a sua estreia adiada) devido a inúmeras brigas entre Guy Ritchie e os produtores. Mesmo depois do filme ter sido concluído, Ritchie foi obrigado a refilmar diversas cenas, tendo, inclusive, que chamar de volta Robert Downey Jr. e Jude Law para o estúdio de filmagens.
Deixe o seu comentário