Multitude - 5 de setembro

Por João Clemente Moura
sexta-feira, 04 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Paisagem Livre de Fios (e outras histórias)

Se quisermos aumentar o potencial turístico e ambiental de Nova Friburgo, a discussão em torno da fiação subterrânea não pode ser deixada de lado. Mesmo que seja somente uma discussão apreciativa, para levantar as possibilidades de ação e as implicações dessa intervenção.

Pois a fiação subterrânea pode parecer um capricho burguês, mas é na verdade um investimento que traz retorno financeiro e bem-estar à população, além de suavizar o contraste entre o município e a natureza.

Em primeiro lugar (e isso talvez seja o mais interessante para as empresas de energia e comunicação), a fiação subterrânea reduz acidentes e interrupções no fornecimento de luz, telefone, internet e televisão - problemas recorrentes na estação das chuvas. Além disso, as árvores, que hoje competem com os fios e os postes por espaço – e quase sempre saindo perdedoras da disputa – podem, com a fiação subterrânea, crescer mais à vontade, e se tornar um elemento mais presente na nossa paisagem urbana. Podemos plantar árvores em vários outros lugares onde hoje não podemos por causa dos postes e seus fios.

Contemplar paisagens sem esse tipo de poluição visual não tem preço, ainda mais em uma cidade como a nossa. Ótimo para o turismo, ótimo para nós que moramos aqui.

Quero tirar uma foto da Pedra da Catarina sem os fios aparecendo, mas não consigo.

O programa humorístico Furfles, da MTV, é o mais inteligente da televisão brasileira. Os episódios sobre trabalho em empresa e sobre psicoterapia são impagáveis. Confira na internet.

Quem acompanhou o último encontro da União das Nações Sul-Americanas (Unesul) pode ter ficado com a sensação de que, se antes a paz reinava por aqui, estamos agora em uma bagunça cada vez maior.

No entanto, resolvi encarar isso de maneira positiva, pois desentendimentos só existem entre pessoas que conversam. É um bom sinal dos novos tempos, então, estarmos conversando na mesa para chegar a uma conclusão em conjunto. Triste seria se a Colômbia deliberasse sozinha sobre a presença dos Estados Unidos no seu território. O encontro valeu como experiência histórica, como um momento adolescente das transformações na soberania dos países da América Latina.

Seria legal ver um encontro dos municípios da nossa região.

Afinal, vai ser construída a Casa das Américas em Nova Friburgo?

Você sabia que o José Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade