A Lista Multitude dos Melhores Discos de 2009:
+ Animal Collective – Merriweather Post Pavilion
Depois de oito discos experimentais, o Animal Collective finalmente resolveu deixar a maluquice de lado e gravar um disco acessível ao grande público. Merriweather Post Pavilion aponta para uma nova forma de se fazer música e para um novo tipo de psicodelismo, sem deixar de lado a beleza e a força da melodia. O disco é a obra-prima de um conjunto musical único; é a obra-prima que fecha a década apontando o caminho para a próxima.
+ Phoenix – Wolfgang Amadeus Phoenix
Os franceses do Phoenix presentearam o mundo com um ótimo disco pop. Se, por exemplo, o Animal Collective está mais para a ‘arte’ (algo para se ouvir com atenção em casa), o Phoenix, por sua vez, está mais para a diversão: é um disco para curtir na festinha com os amigos. Ele possui aquele frescor pop, aquela poçãozinha mágica que poucos sabem usar. É um disco descartável? Só o tempo dirá.
+ Antony and the Johnsons – The Crying Light
Depois do brilhante disco de 2005 - I Am a Bird Now -, Antony retorna à cena com um disco mais melancólico ainda. The Crying Light é um lamento só. O contraste entre beleza e perturbação foi intensificado nas letras de Antony e suas músicas são cantadas com tanta dramaticidade vocal, e imersas numa harmonia de arranjos tão requintada, que dão vontade de colocar Antony em nossas preçes diárias.
Destaque para a orquestração de Nico Muhley, de apenas 28 anos de idade. Muhley tem uma obra individual respeitável, além de já ter trabalhado com Björk e composto trilhas para filmes.
+ The Avett Brothers – I and Love and You
Quem acha que o folk e a country music morreram precisa ouvir esse disco. É de tirar o chapéu de caubói. Músicas redondinhas para ouvir na estrada ou ao lado da pessoa querida.
+ Yeah Yeah Yeahs – It’s Blitz
Em seu terceiro disco, os YYYs se renderam à sonoridade característica dos tempos atuais sem perder sua autenticidade. Ouça Zero, a faixa de abertura do disco, e você vai saber do que eu estou falando: um sintetizador indo de uma caixa à outra, barulhinhos sortidos, bateria marcadona, teclados etéreos... tudo isso culminando num excelente rock’n’roll.
+ Eels – Hombre Lobo
+ Dirty Projectors – Bitte Orca
+ The Antlers – Hospice
+ St. Vincent – Actor
+ Florence and the Machine - Lungs
+ White Denim – Fits
+ Wavves - Wavvves
Deixe o seu comentário