Multitude - 17 de abril.

Por João Clemente Moura
sexta-feira, 16 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Onde fica, afinal, Nova Friburgo?

“Não importa tanto o fato de o destino ser Mury, Lumiar ou São Pedro da Serra, pois de qualquer maneira o turista está vindo para cá”

Nova Friburgo é uma cidade com vocação turística. Contudo, é triste ver como nosso sistema de informação-comunicação é ainda fraquinho e desconexo, muito abaixo do que poderia ser.

Pode-se pensar em internet e coisas do tipo, mas eu prefiro trazer aqui um exemplo básico e simples do nosso problema: por incrível que pareça, uma parcela considerável dos turistas que nos visitam nem sabe direito que estão em Nova Friburgo. É isso mesmo. Eles acham que estão em Mury, São Pedro da Serra, Lumiar, mas não em Nova Friburgo; eles ignoram o fato de que estão dentro dos limites territoriais do município. Eu já vi isso acontecer inúmeras vezes.

Não é culpa dos turistas, nem tampouco dos moradores desses distritos exatamente, pois nós podemos constatar logo de cara que a sinalização das estradas contribui muito para essa confusão. Por que uma placa diz "Nova Friburgo: 5 km" quando na verdade essa informação se refere ao centro da cidade? Por que as "boas-vindas" ficam em frente à antiga fábrica Ypu e não em Theodoro?

Se o turismo em Nova Friburgo se encontra hoje em dia voltado não tanto para o Centro, mas para pontos periféricos específicos, nós deveríamos aproveitar e capitalizar isso em favor do município como todo. É claro que, a princípio, na prática, parece não haver nisso qualquer diferença – não importa tanto o fato de o destino ser Mury, Lumiar ou São Pedro da Serra, pois de qualquer maneira o turista está vindo para cá.

No entanto, o ponto de vista que estou buscando desenvolver aqui diz respeito principalmente ao marketing de Nova Friburgo, diz respeito à maneira como o seu nome circula fora dos seus limites territoriais, por aí, lá onde os potenciais turistas moram. Se a palavra ‘Nova Friburgo’ circular com toda a sua amplitude, isso ajudará a fomentar os circuitos que nós temos, ajudará a promover o interesse por outros pontos turísticos do município. Mesmo que, no fim das contas, resulte apenas num efeito modesto, já será alguma coisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade