Alunos do Colégio Estadual Eduardo Breder, no distrito de Campo do Coelho, reverenciaram recentemente diversas mulheres famosas, que marcaram época com suas brilhantes carreiras, como a pequena notável Carmem Miranda, a pintora mexicana Frida Kahlo e a cantora francesa Edith Piaf durante as atividades do projeto escolar Mulheres, que permitiu aos estudantes pesquisar, reconhecer e compreender o papel da mulher na sociedade em várias épocas da história mundial. Os alunos se encantaram com a biografia de diversas mulheres que galgaram fama a partir do talento nato, fibra e coragem.
Os jovens também assistiram a filmes relatando a saga de grandes mulheres, como a produção brasileira Zuzu Angel (estilista assassinada durante a ditadura militar, nos anos 60), Verônica, A rainha, Frida Kahlo e Edith Piaf. Após a exibição dos filmes aconteceram debates entre alunos e professores e produção de vídeos com campanhas publicitárias de valorização da mulher e temas relacionados à saúde feminina, como a prevenção ao câncer de mama e a violência doméstica.
Um dos destaques da atividade foi o desfile dos alunos caracterizados de Frida Kahlo. “Este projeto nos ajudou a compreender que a fragilidade feminina não ultrapassa as características físicas e que, sem as mulheres, não haveria história”, disse o aluno Leonardo Bernardo, do 2º ano do ensino médio.
“Com essa iniciativa pudemos mergulhar na vida de algumas mulheres com o mágico poder da superação. Em qualquer lugar do mundo a arte é capaz de emocionar e nutrir sonhos de diversos jovens que se reconhecem nessas mulheres tão especiais”, resumiu a orientadora da iniciativa, a professora de artes da escola pública, Denise Berbert Zangirolami, com supervisão da diretora Ângela Maria da Conceição Ferreira.
Deixe o seu comentário