Rua Pastor Meyer 31, Paissandu. Este é o endereço do Espaço TEI (Treinamento Específico Individual), onde a professora Tânia Fernandes está ministrando aulas de dança, alongamento e ioga. Como ela mesma define, um espaço cheio de novidades. Ali são ministradas aulas de dança do ventre às quartas e quintas-feiras, às 16h. As aulas de alongamento com postura de ioga terão início em agosto.
POR QUE A DANÇA ÁRABE - Além de ajudar a mulher a redescobrir-se, auxilia os desbloqueios emocionais e corporais. Também são conhecidos seus benefícios estéticos. Os movimentos circulares, sinuosos e vibratórios estimulam a circulação sanguínea por todo o corpo, com ênfase em locais específicos que dificilmente são ativados, como órgãos internos (estômago, intestinos, rins, ovários e útero).
É indicada para mulheres adultas, incluindo-se a terceira idade. Favorece e auxilia o equilíbrio do sistema hormonal, linfático e digestivo, pois produz intensa oxigenação na região periférica abdominal, do baixo ventre (uterina) e urinária.
A prática demonstra que mulheres que mantêm uma constância nesta dança possuem uma saúde bastante positiva do sistema reprodutor feminino. Auxilia também a evitar e eliminar determinados cistos e miomas, além de outras patologias femininas recorrentes, sendo assim recomendada por alguns profissionais da área médica como auxiliar na melhoria dos sintomas da TPM, distúrbios hormonais, menopausa, obesidade, retenção de líquidos, incontinência urinária, constipação intestinal, infertilidade, depressão, estresse, baixa libido, insegurança, timidez, dentre outras disfunções emocionais, psicológicas e físicas.
Os diversos movimentos ondulatórios e vibratórios do ventre promovem uma limpeza intestinal, eliminando gases e toxinas, desobstruindo as vilosidades das paredes internas, melhorando sobremaneira a absorção de nutrientes e hormônios aí produzidos, promovendo a saúde integral de forma eficaz e aumentando o sistema imunológico.
ALONGAMENTO COM POSTURAS DE IOGA - A prática do alongamento com posturas de ioga, com ênfase no relaxamento e meditação, desenvolve a coordenação, aumenta a resistência, o equilíbrio, a clareza mental, a concentração e a saúde em geral. Ela é revitalizante em todos os sentidos.
A palavra ioga vem do sânscrito yuj, que significa “unir, juntar ou ligar” e também centrar os próprios pensamentos, concentrar-se em si mesmo ou meditar profundamente. Aprendendo a encontrar seu centro numa postura, a pessoa está também descobrindo seu centro em outras áreas da vida.
O hatha yoga, uma modalidade de ioga com ênfase no esforço vigoroso e persistente, estimula a percepção do corpo. Concentrar-se no corpo traz a mente de volta para o presente. Toda vez que a pessoa vive o momento presente, larga certa quantidade de “bagagem”. Mesmo que a retome depois, acaba reduzindo o nível de estresse com mais frequência e por períodos mais longos. Assim, a ioga é uma prática para toda a vida, uma ferramenta de transformação.
Estar em forma de verdade significa realizar as atividades do cotidiano com destreza, agilidade e equilíbrio. Dormir bem e acordar bem, ter boa postura, mente clara, paz e alegria interior. Um corpo alongado traz benefícios que podem ser percebidos a cada instante, ao levantar, deitar, abaixar, dançar, trabalhar, viver.
QUEM É – A professora Tânia Fernandes é técnica em atividades físicas (Unesa - Cref 7266/RJ), bacharel em Letras (FFSD), massoterapeuta (Senac), acadêmica em nutrição — dietas e dietoterapia — (Funiber), com experiência em SPAs desde 1991. É coordenadora de lazer e do SPA do Hotel Bucsky (spatanianefis@hotmail.com. O telefone para contato com Tânia é 8828-1718.
Deixe o seu comentário