Mulheres debatem catástrofe de janeiro no Hora Técnica desta quarta-feira

quarta-feira, 09 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Neste dia 9, às 21h, na TV Zoom, o programa Hora Técnica fala sobre o tema “A megacatástrofe que atingiu Nova Friburgo sob o olhar das mulheres”, tendo como participantes a engenheira agrônoma Alda Maria de Oliveira, coordenadora da Câmara Técnica Mulheres na Engenharia, Msc pela Universidade de Londres e pós-graduanda em Engenharia Ambiental; a arquiteta Vanda Aranha, pós-graduanda em Engenharia Ambiental, e a engenheira Bethânia Bussinger, doutora em Engenharia e professora da Universidade Candido Mendes (Ucam). O programa é produzido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf), com intermediação do jornalista Paulo Carvalho.

Se a catástrofe de 12 de janeiro passado trouxe, por um lado, perda irreparável de vidas humanas, além de considerável perda de patrimônio residencial e de negócios, com uma nunca registrada desfiguração da paisagem – também trouxe, por outro lado, a necessidade e a urgência de estudos profundos sobre a natureza deste fenômeno. Nova Friburgo, ou parte dele, se descaracterizou de tal forma que tudo o que já se vinha tentando implantar - como Plano Diretor, Agenda 21, Áreas de Proteção Ambiental e Áreas de Proteção Permanente, incluindo-se faixas de proteção – terá de ser revisto e ampliado dentro de uma ampla discussão entre o meio técnico, gestores, governanças e sociedade civil (organizada ou não), para que se construa e implante sistemas de alerta, prevenção e reação a acidentes climáticos, com participação popular e modo de atuação do voluntariado, organizando rotas de fuga, construção e localização de abrigos descentralizados com infraestrutura mínima de saneamento, higienização de vestuário, disposição de lixo, preparo de refeições e oferta de lazer em espaço coberto e aberto, entre outros. Uma tarefa imensa, desafiadora, urgente e necessária, para que possamos conviver um tempo contemporâneo de ajuste mais estreito entre seres humanos e natureza.

O olhar das mulheres, que traz o assunto ao debate com a sociedade, também discutirá moradia, educação ambiental, saúde e segurança alimentar com tecnologia apropriada a território de montanha, de forma a diminuir nossa vulnerabilidade a acidentes climáticos. Esta é uma forma da Aeanf homenagear as mulheres da Região Serrana e principalmente de Nova Friburgo na semana de reflexão em torno das conquistas e desafios do Dia Internacional da Mulher.

Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade