Muito além do azul

domingo, 20 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Muito além do azul
Muito além do azul

Uma grata surpresa, ao ler o Caderno Light de AVS, publicado aos sábados, é constatar a presença da nossa redatora e escritora Ana Blue, assinando crônicas interessantes que misturam a boa literatura com uma dose de conhecimento e atualidade. Escreve coisas simples, mas profundas, dando-nos a sensação de que a vida, por mais difícil que possa parecer, é bela nos simples detalhes, embora não tenhamos capacidade de perceber isto com frequência.

Ana extrai da simplicidade uma questão profunda sobre o "modus vivendi” do ser humano, com seus vícios e virtudes, erros e acertos, amores e desamores e nos coloca frente à realidade sem que para isso assuma uma postura agressiva nem contundente com a rudeza da vida. Escreve com amor. Não utiliza floreios semânticos nem sintáticos para atingir seu objetivo. Sua crônica é leve, limpa, clara como um dia de céu azul. 

Sumida das páginas dos jornais, a crônica, como gênero literário, é a combinação perfeita com o jornalismo, como já foi no passado através de grandes nomes e se ressente na atualidade de um texto que combine a informação com a opinião, a literatura com o rigor formal da informação. Nas suas colocações, Ana faz isto como manda o figurino, sem perder de vista a poética nem a intenção de se colocar frente ao mundo conturbado de hoje.

A imprensa do interior, sem os excessivos custos da impressão, das tiragens e da distribuição da chamada grande mídia, além da possibilidade de permitir outras formas de expressão literária, consegue atingir a comunidade de leitores de forma abrangente e personificada, sendo a crônica uma forma segura de chegar a este objetivo. Basta ler nas páginas do Caderno Light o que, na grande imprensa, seria impossível desfrutar.

A participação da crônica de Ana Blue ganha uma nova dimensão na medida que atinge o leitor friburguense, situando-o com leveza e um estilo agradável no contexto da comunidade, participando do dia a dia que só este estilo permite alcançar. Por estas e outras, o texto de Ana é bem-vindo e nos permite constatar que a dureza da vida pode conviver em harmonia com palavras e formas tão singelas e prazeirosas. Leitura garantida para os finais de semana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade