Muito além da pele: verão exige cuidado redobrado com os olhos

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Quando se fala em danos causados pelo sol, nos lembramos sempre da necessidade de proteger nossas peles. Mas não se pode esquecer dos olhos. Sim, eles também sofrem com a radiação ultravioleta. A exposição excessiva a esses raios pode causar doenças como catarata precoce, pterígio, tumores da superfície ocular, degeneração macular e até cegueira temporária, conforme descrito no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (www.sboportal.org.br), que alerta para uma proteção redobrada no verão, tanto para adultos quanto para crianças.

Se esses raios já exigem cuidados – tanto para a pele, quanto para os olhos – durante as outras estações do ano, imagine agora, que estamos no verão mais quente dos últimos dez anos, segundo o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Este verão é um dos mais quentes dos últimos dez anos, com temperaturas acima dos 30ºC em quase todo o país. Segundo o INPE, a incidência dos raios ultravioletas está mais forte. A instituição afirma que, apesar de esses raios serem fundamentais para manter o planeta aquecido, eles têm ultrapassado cada vez mais a barreira de ozônio, chegando com mais intensidade até nós. No horário entre as 10h e 16h, a emissão dos raios UV chega a 70%, mesmo na sombra, sendo que ao meio-dia a radiação chega ao índice extremo.


Algumas medidas para se proteger os olhos

O uso de chapéus, bonés e óculos de sol é fundamental em qualquer estação do ano, mesmo com o tempo nublado (os raios passam através da neblina e das nuvens, acredite!)

Na praia, não deixar de usar as barracas, desde que elas sejam de boa qualidade e realmente amenizem a passagem dos raios UV.

Óculos de sol não são apenas um acessório da moda. São essenciais na proteção dos olhos, por isso precisam ser de boa qualidade, com proteção UVA/UVB.

Óculos de qualidade inferior podem ter lentes com superfície irregulares, o que pode causar vários problemas, principalmente o astigmatismo irregular.

As lentes maiores protegem mais os olhos, já que dificultam a passagem dos raios pelas laterais dos óculos. 

Novidade: já existem chapéus com proteção solar. 

Consultar um oftalmologista é o caminho ideal para se escolher os óculos de sol ideal. 


Projeto proíbe venda de óculos sem certificado de garantia

É uma questão de saúde, mas os óculos comercializados no Brasil não têm selo de qualidade que ateste que possuem filtro de proteção contra os raios ultravioletas, regulamentado pelo Inmetro. É claro que muitos produtos são confiáveis, mas para evitar as dúvidas e, principalmente, que as pessoas sejam enganadas, a Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 5800/13, que proíbe a comercialização de óculos e lentes de contato (mesmo os de grau) sem certificado de garantia do fabricante, descrevendo em pormenor as características do produto. 

Se aprovada, a lei entrará em vigor 90 dias após sua publicação. O descumprimento da medida poderá gerar desde advertência a multa, apreensão dos produtos e até fechamento da empresa.



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade