Muitas cores e muito talento

Artista plástico friburguense, Marcelo Auad destaca em seu trabalho a representação de povos da antiguidade e elementos místicos
sexta-feira, 12 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Quem aprecia arte e artesanato e vai ao distrito de São Pedro da Serra certamente não pode deixar de conferir o ateliê do artista plástico Marcelo Auad. Produtor de trabalhos que destacam civilizações antigas e elementos como mandalas e tribais, por exemplo, ele afirma que o gosto pela arte vem desde a infância. “Sempre gostei de pintar, no entanto, fazia isso apenas por hobbie. Só que chegou um momento em que as pessoas começaram a se interessar pelas minhas obras, a ponto de fazer propostas por elas”, conta.

A partir daí, o que era amador se transformou em algo profissional e há dez anos Marcelo passou a comercializar o que produz. No entanto, ele diz que algumas peças são mais difíceis de serem vendidas, pelo apreço que tem por elas. “Tem quadros que faço e gosto muito, me apego. Alguns nem consigo me desfazer, ou então cobro um preço maior, como forma de valorizá-los”, revela.

Até as telas em que Marcelo pinta são feitas por ele próprio, com madeira e algodão cru. Isso, segundo o artista, é uma vantagem tanto para ele quanto para os clientes. “Como atendo a encomendas e as pessoas pedem quadros dos mais variados tamanhos, essa foi a forma que encontrei para realizar exatamente o que me pedem. As telas vendidas nas lojas possuem tamanhos padrão, o que dificulta. Como eu mesmo as produzo, posso montá-las nas medidas que desejar”, explica.

Locais onde as produções podem ser encontradas

Em abril, de 2 a 22, Marcelo Auad realizará uma exposição no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro), algo que já se tornou comum ao longo de sua carreira. “Já expus diversas vezes em Nova Friburgo e no Rio de Janeiro, por exemplo. Recebi também convites para exposições na França e na Noruega. Falta apenas me organizar para poder realizá-las”, conta.

Autodidata, suas obras não se restringem somente às telas. Pinturas em cerâmica e espelhos são exemplos de outros artigos feitos por Marcelo. Em sua loja de São Pedro da Serra ele reúne produções de outros artistas, como Sani Guerra, Zeppe, Luciléa Noel e Chico Tavares.

Quanto à inspiração para pintar, afirma que produz apenas aquilo que o atrai. “Normalmente retrato povos antigos, como os egípcios, índios, ou imagens com as quais me identifico. Embora muita gente encontre diversos significados para as minhas obras, elas são meramente decorativas”, diz.

Quanto à escolha de São Pedro da Serra, revela que isto se deve a dois fatores: “Em primeiro lugar sempre gostei muito do distrito, que frequento há muitos anos. Além disso, a localização do espaço é vantajosa. Recebo constantemente a visita de turistas de outros estados e até mesmo de fora do Brasil”, afirma.

O ateliê/loja de Marcelo Auad fica na Rua Rodrigues Alves 36, num charmoso cantinho do distrito. O horário de funcionamento é das 19h às 22h (sexta-feira), das 10h às 24h (sábado) e das 10h às 16h (domingo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade