Nos 192 anos de Nova Friburgo, comemorados neste domingo, 16, feriado municipal, a programação especial começa neste sábado, 15, com a entrega dos títulos de cidadania friburguense àqueles não nascidos no município, mas que, em seus ramos de atividade, colaboram para o engrandecimento desta terra, numa promoção da Câmara de Vereadores. A solenidade será no Teatro Municipal, na Praça do Suspiro, a partir das 18h. Na ocasião serão entregues ainda as comendas Barão de Nova Friburgo, maior honraria municipal, ao historiador suíço Martin Nicoulin e ao empresário Rogério Faria, da Stam Metalúrgica. A festa será abrilhantada pela Orquestra Candido Mendes com o Concerto da Cidade. Ainda neste sábado acontece a abertura da exposição Suíços no Brasil, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro).
Neste domingo, 16, às 9h, na Avenida Alberto Braune, haverá o tradicional desfile cívico-militar com a Marinha do Brasil, Exército, Corpo de Bombeiros, PM, Guarda Municipal, escolas públicas e particulares, associações de classe e alunos da Oficina-Escola de Artes, que prepararam coreografias especiais para apresentação junto com a Banda Municipal de Nova Friburgo. O desfile começará com o hasteamento de bandeiras em frente a Prefeitura, revista as tropas, banda Recreio Bonjardinense, Marinha e bandas dos Fuzileiros Navais, Campesina e Euterpe Friburguense.
O desfile contará também com representações do grupo Sanfoneiros da Serra, agricultores, colônias europeias, mineiro pau, trovadores, sinuqueiros, entidades como Apae, Afape, Amma e dos projetos esportivos Gol de Placa e Dever de Casa. Também participarão do evento os alunos das escolas N.S. das Mercês, Odette Penna Muniz, Canadá, N.S. das Graças, Jamil El-Jaick, D.Pedro I, Galdino do Valle, Tuffy El-Jaick Oficina Escola de Artes, Instituto de Esportes e Cultura (Inec) e Associação dos Carros Antigos de Nova Friburgo.
Ainda no domingo, às 20h, no Teatro Municipal, a banda sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais faz concerto especial de parabéns a Nova Friburgo, abrindo também os festejos do centenário do Sanatório Naval, comemorados no próximo dia 30 de junho. A sinfônica se apresentará durante uma hora e 20 minutos, com 85 integrantes e oito gaiteiros, todos com especialização na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais.
O concerto terá repertório variado, com marchas, canções militares, hinos e músicas populares e eruditas sob as regências do primeiro-tenente Thiago Santos e capitão-tenente Nerias Morel. A banda da Marinha se diferencia das demais orquestras sinfônicas pela diversidade de sua formação instrumental e a variedade de repertório destacando-se em apresentações nacionais e internacionais. A programação de aniversário da cidade se estenderá ainda por todo o mês com diversas atrações culturais com exposições, Jogos Florais, show do cantor Benito di Paula no teatro municipal (dias 28, 29 e 30), entre outras atrações.
Deixe o seu comentário