As comemorações dos 191 anos de Nova Friburgo, completados neste sábado, 16, feriado municipal, contam com extensa programação, com a qual os friburguenses, os que adotaram a cidade para viver e também os visitantes poderão celebrar as inúmeras belezas naturais da antiga Fazenda do Morro Queimado e enaltecer a vasta riqueza cultural com muitas atividades, poesia, música e demonstrações de civismo.
A programação especial deste sábado, que iniciará a contagem regressiva para a grande festa do bicentenário do município, daqui a nove anos, terá início logo cedo, às 6h, com toques de clarins na sacada da Prefeitura. Também está previsto o badalar dos sinos das igrejas anunciando a alvorada. Os trompetistas que executarão o Hino de Nova Friburgo repetirão o toque a cada hora, até as 13h. Às 14h terá início na Avenida Alberto Braune, no trecho entre as ruas Oliveira Botelho e Leuenroth (sentido invertido em relação aos anos anteriores) a parada cívico-comunitária 200 – 9, com a tradicional solenidade de hasteamento das bandeiras na panóplia em frente à Prefeitura. Depois da última badalada dos sinos e tocata dos clarins, tropas militares iniciarão a primeira parte do desfile, com revista às tropas, execução do Hino de Nova Friburgo, a cargo da banda Campesina Friburguense, e apresentações do Estado Maior, Sanatório Naval, Tiro de Guerra do Exército, 11ºBPM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e banda Euterpe Friburguense.
A parada terá sequência com cerca de 1,2 mil crianças das escolas da rede municipal, que integrarão a caravana Nova Friburgo é um parque. Os estudantes entoarão cânticos regidos pela musicista Marlene Moreira. Os alunos interpretarão ao longo do desfile a música Cidade das Flores, que reverencia a beleza natural do município, e o Hino de Nova Friburgo, em frente ao palanque oficial, onde o prefeito Heródoto Bento de Mello recepcionará autoridades e convidados especiais. A caravana de alunos será seguida por representações da Sociedade Pestalozzi, associações diversas, colônias e alunos da Oficina Escola de Artes, que farão coreografias especiais durante o desfile. Também reverenciarão os 191 anos da cidade as representações das escolas particulares Modelo, Santa Ignez, Miosótis, Nossa Senhora das Mercês, Dom Pedro I e Nossa Senhora das Graças, além das estaduais Tuffy El-Jaick, Jamil El-Jaick, Canadá e Galdino do Valle Filho. Também participarão do desfile os alunos do Colégio Municipal Odette Penna Muniz, com sua banda de tambores. A Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf) fará uma apresentação especial de veículos raros durante a parada cívico-comunitária.
Após o desfile, o grupo musical Tom sobre Tom entoará o Hino de Nova Friburgo na sacada da Prefeitura num momento que certamente garantirá emoção ao público que poderá prestigiar a parada em arquibancadas montadas em parte do trecho do desfile. Já num palco na Praça Dermeval Barbosa Moreira acontecerá a partir das 20h a apresentação especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Campos com participação da violinista Mariuccia Iacovino. O tradicional Friburgo Festival esse ano não acontecerá como nos anos anteriores na Via Expressa, em Olaria. A Prefeitura já está programando três dias de festa, no fim do mês, na Praça do Suspiro, com bandas locais, em substituição ao festival do chope.
Deixe o seu comentário