O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o movimento Rio Dois Rios e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo promovem amanhã, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma série de atividades alusivas à data na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 20h. Dez barracas serão montadas no espaço de eventos da praça para a realização de oficinas de plantas medicinais, confecção de sabão ecológico, bloco de papel reutilizado, arte-terapia, troca de brinquedos usados por mudas de espécies nativas da mata atlântica, exposição da flora e da fauna brasileira, exibição de filmes ambientais e apresentações de danças indígenas, mineiro pau e ciranda.
A meta é tentar conscientizar a população friburguense sobre a importância de preservação do meio ambiente. A atividade contará com o apoio da Agenda 21, e dos movimentos de valorização ambiental Projeto Florestar & Cia., Centro de Estudos e Conservação da Natureza (Cecna), Uniflora, UniVida, Secretaria Municipal de Agricultura, Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Dois Rios, Negro e Grande (BNG2), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curves, Cirquito, Pesagro, Emater, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
No sábado, palestras e vídeos ambientais movimentarão o Ceje
A Semana do Meio Ambiente será encerrada no sábado, 6, com um dia inteiro de atividades no Colégio Estadual Jamil El-Jaick (Ceje), no Centro, durante o evento Um olhar diferente sobre o planeta. Nas salas de aula acontecerá, a partir das 8h, a oficina Pequenas atitudes mudando o destino do planeta. Às 10h30 haverá exibição do vídeo Mudanças do clima, mudanças de vidas, que pretende despertar nos jovens a necessidade da alteração de hábitos em prol da melhor qualidade de vida com conscientização ambiental. Ambas as atividades serão promovidas pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental coordenados pelas professoras Adriana Ferro, Cláudia Coutinho e Flávia Dutra da Silva.
Já os alunos do 2º ano do ensino médio participarão da palestra Um olhar diferente sobre o planeta, ministrada pelo professor Ernani José de Almeida no auditório da escola e farão uma análise sobre o vídeo Mudança do clima, mudança de vidas. Em seguida haverá debate sobre temas ambientais com nove professores da escola. A partir das 10h30 acontecerá a palestra O desafio do meio ambiente para o século 21 com o professor, geógrafo e especialista em gestão e perícia ambiental, Fernando Cavalcante. O evento terá a coordenação pedagógica das professoras Lucimary Guzzo Rodrigues e Ana Carla Pereira, além dos diretores do Ceje, Antônio José Francisco, Carlos Wilson Mendonça e Tânia Maria Freitas.
Deixe o seu comentário