Movimento pretende revitalizar Conselheiro

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Empresários integrantes da Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino, braço da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) no 6º. distrito, lançaram na noite de quinta-feira, 10, na sede da Apae, o movimento Nova Conselheiro Paulino, reivindicando melhorias ou até mesmo a transformação do distrito, que consideram estar abandonado. Autoridades, empresários, representantes de associações e entidades e moradores participaram do encontro.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente da Acianf, José Alexandre Almeida, a presidente da Apae, Maria das Dores Melo Pacheco (Dorinha), coordenadores da Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino, Marcos Lima Salles Teixeira e João Mendes da Silva Neto, secretário de Conselheiro, Wilson Tavares, representante do prefeito Heródoto Bento de Mello; vereador Marcelo Verly, representante do presidente da Câmara, Sérgio Xavier; e pelos deputados estaduais Rogério Cabral e Olney Botelho.

O encontro foi aberto com a execução dos hinos de Nova Friburgo e Nacional Brasileiro. Primeiro a discursar, José Alexandre Almeida, nascido e criado em Conselheiro, disse que o movimento é de união de forças e, como presidente da Acianf, quer trabalhar em prol do micro e pequeno empresário, mas eles precisam estar inseridos num ambiente de prosperidade. Descentralizou sua gestão na Acianf criando as câmaras empresariais de Conselheiro Paulino e Olaria, que têm autonomia de ação.

Como exemplo de problema no 6º. distrito, José Alexandre citou o trânsito, que considerou caótico e que prejudica o desenvolvimento de Conselheiro que, em sua opinião, está abandonado e não tem atenção proporcional aos impostos que gera; um distrito forte, o que mais gera empregos em Nova Friburgo.

Através do movimento lançado, José Alexandre disse que serão mantidos entendimentos com autoridades municipais, estaduais e federais e também com parceiros, como associações de moradores, igrejas, clubes de serviço e outros. O presidente da Acianf também deseja que novas associações e entidades se juntem ao movimento. “Eu tenho certeza que este movimento vai dar certo porque Conselheiro Paulino não pode esperar mais”, encerrou.

Em seguida fizeram seus pronunciamentos Marcos Lima Salles Teixeira e João Mendes da Silva Neto, da Câmara Empresarial de Conselheiro, cabendo ao segundo a apresentação do movimento através de uma projeção em telão. Citou que o 6º. distrito é responsável por mais de 50% dos impostos do município. No entanto só aparece na mídia por questões negativas, e que muita coisa precisa ser melhorada, principalmente com relação à falta de planejamento urbano.

Wilson Tavares afirmou que Conselheiro Paulino realmente precisa do movimento lançado “para levantar sua voz”. Como secretário tem enfrentado muitas dificuldades, mas previu dias melhores. Citou, por exemplo, que o prefeito Heródoto lhe prometeu criar a Prefeitura Norte, com muitos projetos para o 6º. distrito. Falou das obras empreendidas em Conselheiro, citando como exemplo o asfaltamento e recuperação de ruas.

Ainda discursaram na ocasião o vereador Marcelo Verly, os deputados Rogério Cabral e Olney Botelho, o jornalista Luiz Antônio Dias e outros representantes da comunidade conselheirense. Um coquetel foi servido aos presentes para brindar o lançamento do encontro.

União

Esta é a palavra chave do movimento Nova Conselheiro Paulino. Para João Mendes, o distrito encontra-se largado pelas autoridades e as pessoas têm até vergonha de dizer que ali residem. No entanto, responde por mais de 50% da arrecadação municipal. “É um gigante, tem um potencial fantástico de expansão e o que falta é exatamente isto: união”.

A partir dos empresários locais, a pretensão é revitalizar o distrito, seus espaços públicos e resgatar a autoestima de seu povo. Daí surgiu o movimento e, a partir da força de trabalho e geração de impostos, foi decidido “fazer um pouco de barulho” a fim de despertar a atenção dos poderes públicos municipal, estadual e federal para auxiliar na reconstrução do distrito.

João Mendes faz questão de frisar que o movimento não é encabeçado por nenhum segmento, e sim, que todos tenham liberdade de participar, inclusive a população de modo geral, para que Conselheiro Paulino tenha melhor qualidade de vida, um lugar onde as pessoas se sintam bem e possam viver felizes. As adesões podem ser feitas na Câmara Empresarial de Conselheiro Paulino (Rua João Alberto Knust, 6), de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Entusiasta

Quando José Alexandre Almeida assumiu a Acianf tinha uma obrigação com Conselheiro Paulino, de fazer com que através da união dos empresários e da comunidade conseguisse chamar a atenção dos governos, principalmente municipal, para o distrito. Em sua opinião, esse objetivo vai avançar na medida em que o movimento, ordeiro e pacífico, colabore e cobre ações efetivas para o distrito. O presidente da Acianf também observou que o movimento não é só da associação, mas de todos.

De acordo com o levantamento feito nos últimos meses para o lançamento do movimento, os participantes chegaram à conclusão de que a parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo é fundamental para as soluções que Conselheiro Paulino tanto precisa. Há o interesse de solicitar ao prefeito Heródoto mais recursos para a Secretaria Especial de Conselheiro Paulino, mais estrutura, equipamentos e força humana para trabalhar pelo distrito, uma subprefeitura, como foi prometido em campanha, o que será cobrado agora.

José Alexandre mostra-se satisfeito com as adesões e ações, o que permite que o movimento nasça forte e tenha continuidade, revertendo em ações efetivas para o distrito. O presidente da Acianf conclamou outras entidades empresariais e da sociedade e a comunidade em geral para participar.

O movimento Nova Conselheiro Paulino é por tempo indeterminado. Mais informações pelo site www.novaconselheiro. com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade