Movimento ‘Novembro Azul’ alerta homens sobre câncer de próstata

quarta-feira, 05 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Passadas as ações de prevenção ao câncer de mama promovidas em todo o Brasil pelo "Outubro Rosa”, o foco agora neste mês é a saúde masculina. Tudo por conta do "Novembro Azul”, movimento que visa alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata — glândula do sistema genital masculino. Várias entidades do país aderiram à ação, que teve origem na Austrália e chegou ao Brasil através do Instituto Lado a Lado pela Vida. Em Nova Friburgo, nenhuma atividade relativa a campanha foi confirmada ainda. 

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) feita com 5 mil homens em 2013 revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue. Para 2014, são esperados 68.800 novos casos dessa neoplasia, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Os números mostram porque o câncer de próstata é atualmente o segundo que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia revelam que o câncer de próstata é ainda mais incidente que o câncer de mama, tendo tido 60.180 novos casos contra 52.680 de mama em 2012/2013. A principal razão para isso seria a resistência que muitos homens no país ainda têm em fazer o exame. Pesquisa realizada pelo Datafolha constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil e apenas 32% dos homens brasileiros declararam já tê-lo feito.

A doença é considerada um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Vale destacar que algunsdesses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Novembro Azul | câncer | Câncer de Próstata
Publicidade