Começou ontem, 23, um esquema especial nos guichês das empresas de ônibus intermunicipais para atender o aumento do fluxo de passageiros durante o feriado da Semana Santa em Nova Friburgo. A empresa de ônibus 1001 informa que até sexta-feira, 25, circularão 216 ônibus — sendo 23 extras — nas rodoviárias Norte, em Duas Pedras, e Sul, na Ponte da Saudade.
A empresa estima que no feriado, o maior movimento será de passageiros chegando à cidade. “A estimativa é que oito mil pessoas cheguem e saiam de Nova Friburgo de ônibus nesse período, utilizando, em especial, o terminal Sul. Pouco mais de cinco mil pessoas devem desembarcar em 121 ônibus, sendo 20 extras. O dia de maior movimento deve ser a sexta-feira, com 55 ônibus, sendo 12 extras. Já para quem vai deixar a serra, a operação será a mesma já adotada em dias normais”, informou. Além da 1001, atuam na cidade as empresas de ônibus Brasil, Teresópolis, Carmense e vans intermunicipais.
Para evitar filas, as empresas orientam que os passageiros comprem as passagens com antecedência nas bilheterias ou pela internet. Quem for viajar com crianças menores de 12 anos deve levar a certidão de nascimento ou cópia autenticada do documento para embarcar. Apesar do aumento na procura pelas passagens, ainda há bilhetes disponíveis para todos os destinos. Mais ônibus poderão ser colocados pela empresa em operação de acordo com a procura por passagens.
Mais veículos na RJ-116
Cerca de 120 mil veículos devem cruzar a RJ-116 durante o feriado de Semana Santa, estima a Rota 116, concessionária que administra a estrada de Itaboraí até Macuco. A partir desta quinta-feira, 24, equipes da empresa estarão atuando em pontos estratégicos da rodovia, 24 horas por dia, para atender aos motoristas que se dirigem às cidades das regiões Serrana e Centro-Norte do estado. A operação seguirá até o meio-dia da próxima segunda-feira, 28.
“Estamos com uma expectativa de tráfego conservadora, mas a equipe estará à disposição do usuário com carros de inspeção, reboques para veículos leves e pesados e ambulâncias que poderão ser acionadas em qualquer momento”, explica o diretor administrativo da Rota 116, Eduardo Junior.
Segundo a concessionária, no ano passado, a RJ-116 recebeu no mesmo feriado, 121 mil veículos e foram registrados quatro acidentes que ocasionaram duas vítimas. “Cabe aos motoristas dirigirem com atenção, respeitando a sinalização de trânsito. Em caso de chuva forte, os motoristas devem suspender a viagem e aguardar a melhora do tempo em um local seguro para em seguida prosseguir ao seu destino”, alerta Eduardo Junior.
Ele lembra ainda que é importante a revisão preventiva do veículo antes de iniciar a viagem. “Conferir o combustível, óleo e checar os pneus é indispensável”, orienta. Em caso de emergência, os motoristas podem entrar em contato com a Rota 116 pelo telefone 0800-282-0116.
Deixe o seu comentário