Agentes de trânsito que atuam na central de monitoramento do programa Cidade Inteligente estão multando motoristas que desrespeitam as leis de trânsito em Nova Friburgo, afirma a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) . A fiscalização começou na última sexta-feira, 7, no dia da inauguração do projeto.
“As multas estão sendo aplicadas com base na resolução 532, de junho de 2015, que regulamenta a fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento em todas as vias urbanas. Essa resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) amplia a resolução 471 que já regulamentava, desde 2013, a utilização das câmeras de monitoramento em estradas e rodovias”, explicou o subsecretário da Smomu, Carlos Alberto Bayer. “A equipe recebe denúncias de um motorista que está parado em fila dupla, por exemplo, e checa a informação pelos monitores da Central. A multa é registrada no sistema”. A Smomu ainda não fez um balanço do número de autuações aplicadas aos motoristas.
A segunda fase do programa Cidade Inteligente já foi protocolado e, de acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Reis Pereira, está na fase do levantamento de recursos financeiros. Já são 32 câmeras de alta precisão — 16 fixas e 16 do tipo speed dome (com rotatividade de 360°) — instaladas em pontos na praça do distrito de Conselheiro Paulino ao bairro Cônego, passando pelo centro da cidade até a Ponte da Saudade. Foram usados 25,5 km de rede de fibra óptica, mas, até a segunda fase do projeto, esse número vai dobrar, e serão 50 câmeras espalhadas por Nova Friburgo.
Aplicativo Cidade Inteligente
As secretarias de Serviços Públicos, Obras, Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho estão recebendo as demandas enviadas por moradores pelo aplicativo Cidade Inteligente, outra ferramenta do programa para comunicação direta entre a população e governo municipal. Quando o usuário do app faz alguma solicitação, uma janela pop-up aparece no computador da secretaria responsável pela solução do problema, com alertas de um em um minuto. Segundo a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, neste primeiro fim de semana, a janelinha apareceu 37 vezes nos computadores, que registraram as solicitações dos moradores.
O aplicativo também tem um sistema que evita os “trotes”, porque, além do usuário cadastrar obrigatoriamente o seu nome e o CPF, o app ainda registra a localização de onde o usuário relatou o problema e para qual local do município a solicitação foi feita, ou seja, fica tudo registrado no banco de dados do sistema.
A ferramenta está disponível, por enquanto, apenas para algumas versões do sistema operacional Android. Em fase de testes, o aplicativo deve receber atualizações para outras plataformas como o iOS, da Apple, e o Windows Phone, da Microsoft. Na loja Play Store, a loja de aplicativos do Android, a ferramenta já registra quase 500 downloads.
Em breve, outras secretarias do município, as concessionárias de água, energia e lixo, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar também serão integradas ao aplicativo. Para a secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil, mais do que a interação entre a população e o governo municipal, o aplicativo vai otimizar os serviços da administração pública.
“A partir das reivindicações que receberemos pelo aplicativo, nós saberemos onde estão as solicitações e atendendo essa demanda sem que ela precise vir de um veículo de imprensa. De certa forma, vamos receber essa demanda da população por um caminho que poderemos atender e ao mesmo tempo colher e perceber onde o governo precisa atuar mais”, disse a professora.
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