Nos próximos dias 13 e 14 Nova Friburgo receberá mais uma vez a abertura do Campeonato Estadual de Motocross. O evento será ainda o início dos campeonatos brasileiros de juniores, de minicross e o feminino, principal novidade do circuito este ano.
Em entrevista exclusiva para A VOZ DA SERRA, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Frank James Fernandes, reiterou a importância do evento para Nova Friburgo.
“O motocross hoje é um dos carros-chefes do esporte na cidade. Há aqui um bom público cativo para as modalidades de aventura. Salientamos que além dos atletas e amantes do motociclismo, quem também ganha com este evento é a rede hoteleira, que tem quase todos os seus quartos ocupados, e o comércio friburguense em geral”, afirmou.
Em relação à infraestrutura do evento, Frank garante que toda a organização será do mais alto nível. “A estrutura será a mesma utilizada nas etapas do Campeonato Brasileiro. Serão 300 metros de arquibancadas, que comportam até 50 mil pessoas. Haverá ainda um mini-hospital, praça de alimentação, com previsão de 15 barracas, três ambulâncias, além de camarotes”, adianta.
Quanto à pista, o secretário revela que teve de ser reduzida, para se adequar ao tamanho utilizado no Campeonato Mundial. “É importante ressaltar que a pista daqui de Nova Friburgo é a maior do país, com 1.560 metros. Porém, no Mundial realizado na cidade de Canelas, em Santa Catarina, o percurso foi de 1.200 metros e, então, decidimos reduzi-la. No total, os motociclistas terão dez obstáculos de saltos, três sessões de costela”, conta.
As competições acontecerão novamente na Estrada Nova Friburgo-Teresópolis (RJ-130), km 47.5, ao lado da Ceasa. “Como a expectativa é de que o evento reúna competidores e visitantes de diversas cidades, dos mais variados estados, haverá sinalização ao longo de toda a rodovia, orientando os motoristas a como se dirigir até o local”, diz Frank.
Nova Friburgo também terá representantes no evento
No ano passado, quando aconteceu apenas a etapa do Campeonato Estadual, houve um total de 312 atletas inscritos. Levando-se em conta que este ano a iniciativa abrigará ainda outras modalidades, estima-se que o número de participantes aumente consideravelmente. “Como cidade sede, Nova Friburgo será representada na categoria principal através dos motociclistas Maicon Morgado e Rodrigo Moura, da equipe Cabri Team/Stam, além de Walter Sérgio Tardin, Swian Zanoni, Cristiano Leite, Matheus Corguinha e Oziel Ribeiro Jr., sendo que estes dois últimos também competirão no campeonato de juniores”, revela o secretário.
Já em relação à competição de minicross, para crianças de 8 a 11 anos, a cidade não teve nenhum atleta inscrito. O mesmo acontece no Circuito Brasileiro Feminino, que acontece pela primeira vez no país e está incluído no mês da mulher, projeto municipal que promoverá diversas atrações comemorativas alusivas aos cem anos da instituição do Dia Internacional da Mulher.
A realização é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), junto à Federação de Motociclismo de Estado do Rio de Janeiro (Femerj), em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo.
A programação se iniciará às 9h, em ambos os dias. Os ingressos serão obtidos a partir da doação de um quilo de alimento não perecível, que serão repassados pelos organizadores a instituições de caridade de Nova Friburgo.
Pescador esportivo internacional
promove curso em Nova Friburgo
O pescador esportivo brasileiro Nelson Nakamura, reconhecido internacionalmente, estará em Nova Friburgo nos próximos dias 27 e 28, para ministrar curso de arremesso com iscas artificiais, no Nova Friburgo Country Clube. O pescador é articulista da revista Pesca & Companhia, participante do programa Pesca Alternativa, do SBT, e consultor técnico da loja Sugoi Big Fish, de São Paulo.
O curso destina-se aos adeptos da pesca esportivas com preservação ambiental em duas turmas, cada uma com 20 participantes (uma sábado e outra domingo), com aulas teóricas e práticas (num dos lagos do Country Clube). Restam poucas vagas e apenas para o domingo, 28. O contato pode ser feito com Augusto pelo telefone 9962-0659.
Frizão só empata com Americano
OFriburguense somou seu primeiro ponto na Taça Rio ao empatar com o Americano no Estádio Godofredo Cruz, em Campos (1 x 1). Juan abriu o marcador para o time campista aos 22 minutos e Cadão empatou aos 42, ainda no primeiro tempo. E ficou só nisso. O resultado não é bom para o Friburguense, mas pior para o Americano, que ocupa a 16ª colocação no cômputo geral e está prestes a cair para a segunda divisão.
Os times
AMERICANO: Fred, Leandro Gomes, Elsom, Juan e Rafinha, Índio, Willian (Leandro Senna), Dudé e Dejair (Zambi), Paulo Henrique e Itacaré. Técnico: Andrade. Leandro Gomes foi expulso.
FRIBURGUENSE: Marcos, Sergio Gomes, Cadão, Wallace e Gilson, Bidu, Lucas, Flávio santos e Alex (Flavinho), Miguel (Léo Andrade) e Hércules (Ziquinha). Técnico: Cleimar Rocha. O árbitro foi André Luiz Paes Ramos, a renda R$ 2.670,00 e público pagante de 208 pessoas.
O Friburguense tem agora a semana inteira para se preparar para o o próximo jogo, sábado, 13, às 17h, com o Duque de Caxias, no Estádio Eduardo Guinle. A equipe se reapresentou ontem à tarde e de hoje até sexta-feira terá treinamentos em período integral.
Deixe o seu comentário