Motociclista friburguense volta dos Estados Unidos como principal atração de encontro internacional

quinta-feira, 15 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Motociclista friburguense volta dos Estados Unidos como principal atração de encontro internacional
Motociclista friburguense volta dos Estados Unidos como principal atração de encontro internacional

José Duarte

Há pouco mais de três meses o motociclista Augusto Lins e Silva Neto deixou Nova Friburgo em direção ao Alaska (EUA) para realizar o sonho de percorrer o continente de motocicleta. Com sua moto BR Multimarcas de 700 cilindradas, preparada por ele próprio, Augusto percorreu 14 países em três meses e 26 dias, num total de 47.500 quilômetros de viagem, com aproximadamente 800 quilômetros por dia, dentro do Projeto Três Américas.

Sem patrocínio, e com ajuda apenas de seus filhos, irmãos e sobrinhos, o motociclista friburguense marcou história no continente americano. Na cidade de Enchorage, capital do Alaska, foi recebido pelo prefeito Dan Sullivan, a quem entregou um presente do prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto e a bandeira de Nova Friburgo, que foi imediatamente colocada no Salão Nobre, ao lado de bandeiras de diversos outros países.

Depois que deixou a cidade, em 14 de maio, Augusto passou pelo Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, na América do Sul; Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guatemala, na América Central; México, Estados Unidos, Canadá, na América do Norte.

O motociclista friburguense estabeleceu o recorde mundial de motociclismo de longa distância na categoria veteranos, 69 anos: “Espero que agora apareça alguém corajoso para quebrar este recorde”, desafiou o piloto, em tom de brincadeira.

Ele foi o primeiro piloto sulamericano a participar do encontro internacional de motociclismo em Sturges (Dakota do Sul), pilotando a sua própria moto desde a sua cidade natal. “Normalmente, os motociclistas que vão a este encontro viajam de avião, alugam moto quando chegam à cidade mais próxima e então participam do encontro. Fiz diferente. Fui desde Nova Friburgo até lá na minha moto. Isso também é outro feito importante na história do motociclismo internacional. Na América do Sul, ninguém fez isso ainda”, afirma Augusto que, por isso, foi a principal atração do encontro.

O atleta foi recepcionado em Salta (Argentina) e recebeu do prefeito daquela cidade um passaporte especial, como embaixador turístico de Salta no Brasil. Agora ele vai descansar por um ano, viajando apenas pelo Brasil e países vizinhos. Dentro dos próximos dois anos, vai decidir qual será sua próxima aventura internacional.

Na tarde da última terça-feira, Augusto foi recebido pelo prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, quando entregou ao chefe do executivo municipal um presente que trouxe de Dan Sullivan, em retribuição ao que recebeu de Augusto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade