A terceira edição da Mostra Fotográfica Mury Antigo será aberta hoje, 3, feriado de Corpus Christi, na Padaria Pão da Terra, no centro do 8º distrito. Nos anos anteriores esta exposição foi realizada no mês de maio, até se integrando às comemorações do aniversário de Nova Friburgo. Este ano, porém, tem início um pouco mais tarde, devido à ânsia da organizadora, Herta Martins, proprietária da padaria, em conseguir mais fotos para a exposição.
A Mostra Fotográfica Mury Antigo surgiu das conversas de Herta com a fotógrafa Regina Lo Bianco, que abordavam as diversas situações de Mury. Daí surgiu a ideia de ressaltar as belezas do 8º distrito, para que o lugar não seja apenas um local de passagem. O objetivo é que as pessoas parem em Mury e conheçam seus atrativos.
Um desses atrativos apontados por Herta é a Usina Hans, uma das primeiras hidrelétricas da América do Sul. Outro ponto de atração é a estação de tratamento de água de Debossan, sob a administração da concessionária Águas de Nova Friburgo. Outro local, este mais conhecido da população, é a antiga linha férrea, muito propícia a caminhadas. Já foi batizada de Caminho do Trem – Via Parque de Caminhada, pelo morador de Mury, Pedro Paulo Lomba. Todos estão incluídos na mostra fotográfica.
Durante os últimos anos Herta Martins tem mantido contatos com as famílias locais a fim de garimpar fotos e, assim, muitas foram conseguidas. Os moradores que mais cederam fotos de seus acervos pessoais foram Érico Bittencourt de Oliveira, Décio Brian (integrante da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo), Eliana Marinho de Sá, Catarina Helbling, Ana Lúcia Barros, Valdir Sanches, Helena Ferreira e Nondas da Cunha Ferreira e Léia Martins Pécly, além de Laura Mury, que não mora no 8º distrito, mas também colaborou.
A MOSTRA FOTOGRÁFICA – Herta aproveita o movimento do feriado de hoje na Padaria Pão da Terra para abrir a mostra fotográfica deste ano. A visitação pode ser feita no horário das 7h às 20h30, até o final de julho, diariamente, com entrada franca (MENORES DE 18 ANOS DEVEM ESTAR ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS).
Todas as fotos são em preto e branco, ampliadas, com foco no comércio e comerciantes antigos de Mury. Herta solicita às famílias que tenham fotos antigas – e também atuais – de Mury para emprestá-las a fim de que sejam copiadas e posteriormente devolvidas. As pessoas podem procurá-la na Padaria Pão da Terra, onde também devem assinar autorização de cessão de imagem.
Outras informações sobre a mostra fotográfica e a cessão de fotos com a própria Herta, na padaria, ou pelo telefone 2542-2756 ou 9955-3109. E ela anuncia uma surpresa: em breve tudo poderá ser acessado através do site www.padariapaodaterra.com.br, em construção.
Deixe o seu comentário