Passados quase seis meses da polêmica operação de corte raso e poda dos centenários eucaliptos da Praça Getúlio Vargas, muita gente ainda não se acostumou com o novo visual do espaço. A clareira aberta na alameda central, onde várias árvores foram abaixo, até hoje é criticada por friburguenses das mais variadas idades e profissões. Não são poucos os que sentem falta das verdejantes sombras e do visual que os tradicionais eucaliptos conferiam ao trecho.
Os fotógrafos Regina Lo Bianco e João Bosco estão entre os que se lembram com nostalgia da paisagem na praça antes da controversa operação, que levou alguns às lágrimas. A medida inspirou os fotógrafos a organizarem uma mostra especial. Intitulada “Era uma vez ...”, a exposição reúne fotos feitas antes da operação de poda e que mostram um visual que deixou saudades.
Em cartaz desde o início do mês no restaurante O Bode Expiatório (Praça Getúlio Vargas 196, Centro), as fotos estão despertando uma série de recordações nos visitantes. “A exposição presta uma homenagem à praça e é parte de uma história que acabou. As fotos estão tendo uma boa repercussão entre os friburguenses. Além de despertar curiosidade nas pessoas, são registros que dão um certo saudosismo”, afirmam os fotógrafos.
Vale a pena conferir a mostra, que ficará em cartaz nos próximos meses. A visitação é gratuita e está aberta de segunda a sexta, das 12h às 16h, e das 17h às 21h, e aos sábados, das 12h às 16h. Além de mostrar o talento e sensibilidade dos fotógrafos, os trabalhos estimulam uma reflexão sobre o papel das árvores no cenário urbano e a importância de sua preservação.
Deixe o seu comentário