Termina neste domingo, 17, a 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro - Memória, Identidade e Pertencimento que vem agitando o distrito de Lumiar desde quinta, 14. O evento, realizado na Tribuna Livre Cultural, é composto por 45 filmes de várias partes do país – como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luis, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Nova Friburgo - sendo 38 curtas, 2 médias e 5 longas metragens, divididos em 14 programas.
Sábado começa às 15h30, com o programa "Memórias de Lugares”, composto de quatro curtas: "Pacaembu”, de Ari Cândido Fernandes, "Ferro Velho”, de Thais Mol Alvares da Silva, "Juízes de Paz”, de Paulo Augusto Franco e "Era Assim Naquele Tempo”, de Ricardo Sá, todos com classificação livre. Às 17h, é a vez de Memórias de Pessoas, com os curtas "Dona Rosa”, de Mathias Mangin e Lucas Mandacaru (Livre), "Abrigo ao Sol”, de Emerson Evêncio (12 anos), "Dona Maria”, de Mozart Oliveira (Livre), "Baba 105”, Felipe Bibian (Livre), "Afetos, a Viagem Mais Longa”, de Tiago Pedro (Livre) e "Substantivo Abstrato”, de Carlos Camacho (Livre). Às 19h30 começa o Panorama Curta Brasileiro 2, com "No Interior da Minha Mãe”, de Lucas Sá (12 anos), "Qual Queijo Você Quer?”, de Cíntia Domit Bittar (Livre), "O Que Lembro Tenho”, de Rafhael Barbosa (Livre), "A Navalha do Avô”, de Pedro Jorge (Livre) e "O Momento Certo”, de Sergio Pizza Gambier (12 anos). Às 21h20 será exibido o longa "Entrelugares: Patrimônio e Memória no Leste Fluminense”, de Pedro Paulo Rosa (Livre).
Já no domingo, às 15h30, o destaque é o programa infantil "Memórias da Minha Aurora”, com os curtas "Lembranças de Maura”, de Bruna Lessa, "A Infância de Aninha”, de Rosa Berardo, "As Curvas de Niemeyer”, produzido por um grupo de alunos da Rede Municipal de Vitória, "A Velha Gulosa”, de Isabela Veiga, "O Homem que Conserta Estrelas”, de Denise Marchi e "Nina”, de Rodrigo Zerbetto, todos com classificação livre. Às 17h, será a vez do Panorama Regional, com os curtas "Café Escola”, de Juba Machado, "Mestres da Tradição Oral”, "Rezas e Ervas”, "Toda a Paz”, da Escola de Cinema CineZé, "O Evangelista”, de Ricardo Rodrigues e "Pesque Pague”, de Ricardo Rodrigues, todos com classificação livre também. Às 18h30 será exibido o longa "Remar é...” (Livre), de Valério Fonseca, e às 19h45 outro longa: "O Renascimento do Parto”, de Eduardo Chauvet, também livre. A confraternização de encerramento da 10ª Mostra será a partir das 21h, contando com organizadores, realizadores e público.
Abrigo ao Sol de Emerson Evêncio
Dona Rosa de Mathias Mangin e Lucas Mandacaru
Substantivo Abstrato de Carlos Camacho
Deixe o seu comentário