O Centro de Arte está com uma exposição de fotografias que compõem o acervo da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo. Aberta no último dia 2, com a presença de convidados e expositores, a mostra reúne 60 trabalhos sobre temas variados. Os visitantes poderão conferir fotos em preto e branco e coloridas, que retratam a exuberância da natureza e paisagens urbanas. Intitulada Liberdade Criativa, a exposição fica em cartaz até dia 22 e promete repetir o sucesso da anterior, realizada em abril, na Usina Cultural Energisa.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, um dos fundadores da Sociedade Fotográfica, prestigiou a abertura da mostra e conferiu os trabalhos em exposição, como o produzido pela artista plástica e fotógrafa Rose Aguiar. A presença do prefeito foi uma prova da importância da entidade, atualmente presidida por Roney José da Silveira e composta por dezenas de integrantes que se dedicam à arte da fotografia.
Vale a pena conferir a mostra, que revela ao público imagens únicas captadas pelos sócios, cada qual com sua peculiaridade. O Centro de Arte fica na Praça Getúlio Vargas 71, Centro. A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 21h, aos sábados, das 12h às 21h e, aos domingos, das 14h às 21h.
Breve histórico da entidade
Criada em dezembro de 1950, nas dependências da Fábrica de Rendas Arp, a Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo teve como fundadores Ernesto Victor Hamelmann, Max Kanitz, Heródoto Bento de Mello, Epaminondas Morais, José Wilson Tavares André, os professores Vera Luterbach Pereira, Claudio Hideo Kato, Marília Corrêa Vaz, Itamar Braga da Silveira e, como secretária, a saudosa Maria Sara Braune Hamelmann, a Sarita. Ao longo de quase seis décadas de atuação, a sociedade foi destaque em vários salões e exposições nacionais e internacionais. Através do trabalho realizado por seus colaboradores, a entidade é detentora de importantes premiações e possui fotos de seu acervo no Museu de Vevey, na Suíça. Outro dado relevante é que a Sociedade também foi uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Fotografia (CBF).
Deixe o seu comentário