Mostra Brasilidade chega ao Cineclube Lumiar

segunda-feira, 23 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Cineclube Lumiar apresenta nos domingos 22 e 29 de maio, a Mostra Brasilidade, com histórias sobre a identidade da cultura brasileira em relação a outros países de língua portuguesa. A programação de filmes desperta a reflexão sobre o Brasil e a brasilidade, tendo como fio condutor o pensamento do brasileiro Darcy Ribeiro. Serão duas sessões em cada final de semana, com curtas, médias e longas-metragens de países lusófonos.

No dia 22, a partir das 18h, tem a exibição do curta de 15 minutos Johana – A Terra que Roubou os Nossos Maridos, parceria entre Portugal e Moçambique lançada em 2009 e dirigida por Natércia Chicane, que conta a história de Alice, exemplo da história de muitas mulheres moçambicanas que viram os seus maridos partirem para Joanesburgo em busca de melhores condições de vida. “Johana” é a solução para muitos homens — terra de onde trazem roupas, sapatos, comida, tecidos e muito dinheiro. Contudo, os objetivos traçados nem sempre são cumpridos.

A produção brasileira de 1996 O Judeu, filme de Jom Tob Azulay, conta a história do poeta Antônio José da Silva, o mais célebre autor de teatro de Portugal do século 18. Nascido no Brasil e conhecido como “O Judeu”, pela origem judaica, ficou famoso por suas peças satíricas e pela perseguição da Inquisição que sofreu em Portugal durante o século XVIII. Antônio José da Silva redescobre o sentido da vida graças ao teatro de marionetes. Com Dina Sfat, Felipe Pinheiro, Mário Viegas, Cristina Aché, Fernanda Torres, Ruth Escobar, José Lewgoy. 16 ANOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade