Sergio Campos Madureira
*11.03.1953 +30.03.2011
O produtor de novelas Sergio Madureira faleceu aos 56 anos, no início da tarde de ontem, 30, no Hospital São Luiz, em São Paulo, onde estava internado desde janeiro, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Friburguense de nascimento, Madureira era divorciado de Lucimar Ubacker e tinha um casal de filhos, Luã e Aimée. Em 2007 recebeu o título de Comendador de Nova Friburgo, em festa realizada no Ginásio Esportivo Frederico Sichel, do Sesi de Conselheiro Paulino, que eletrizou a juventude com a presença de vários artistas de TV. Colaborou com A VOZ DA SERRA assinando uma coluna sobre os bastidores da televisão e posteriormente encabeçou, também através deste jornal, o movimento de valorização da cidade — o “Ame Nova Friburgo” — que rendeu ainda a publicação de livros homônimos, com adesão de artistas de TV à causa. Também ocupou o cargo de secretário de Turismo da Prefeitura de Nova Friburgo no início do governo de Heródoto Bento de Mello.
Sergio Madureira tornou-se conhecido por vários trabalhos na TV Globo e foi contratado pelo SBT na função de produtor executivo da novela “Amor e Revolução”, que estreia semana que vem. Em janeiro passado, Madureira sofreu um AVC, após passar mal durante as gravações da novela, e estava em coma induzido na unidade do Morumbi, do Hospital São Luiz, em São Paulo. Semanas atrás o quadro clínico do produtor havia melhorado, deixando a UTI.
Sergio Madureira trabalhou muitos anos para a Rede Globo como produtor de novelas e, após um período de descanso, tomou as rédeas de mais um projeto no meio artístico. Na sede do SBT, em São Paulo, o produtor iniciou uma nova empreitada em sua carreira. Foi encarregado de gerenciar todo o projeto de teledramaturgia dentro da emissora e passou a coordenar a produção das novelas, que para ele era um novo desafio.
Sobre a oportunidade de trabalhar no SBT, Madureira havia declarado: “A proposta surgiu logo depois que assumi a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, e como eu imaginava que poderia transformar a cidade em uma referência nacional de turismo e cultura, recusei naquele momento. Mas, após a saída da secretaria, a proposta de trabalho surgiu novamente e dessa vez não tive escolha, aceitei”.
Esta foi a segunda vez que Madureira trabalhou em São Paulo. Em sua primeira passagem pelo Estado, produziu os programas “Mais Você”, “Altas Horas” e “Programa do Jô”, todos na Globo, e dizia ter gostado da experiência: “Eu já morei em São Paulo e adorei. O trânsito é caótico, mas, em compensação, a vida cultural é extensa e há bons restaurantes, alguns considerados os melhores do mundo. Mas, cá para nós, perde para Nova Friburgo, o lugar mais agradável do planeta”.
Respeitado entre os artistas do meio da teledramaturgia, Madureira trabalhou em dezenas de novelas, minisséries e especiais da Rede Globo, tais como Selva de Pedra (1986), Hipertensão (1986/1987), Fera Radical (1988), Pacto de Sangue (1989), Despedida de Solteiro (1992), Sonho Meu (1993), Irmãos Coragem (1995), Zazá (1997), Era uma vez... (1998), Pecado Capital (1998), O Clone (2001), América (2005) e Amazônia de Galvez a Chico Mendes (2007).
Sergio Madureira, quando jovem, cursou o Senai, estudou no Colégio Estadual Professor Jamil El-Jaick e iniciou o curso superior de Letras na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia.
Começou sua vida profissional trabalhando na antiga Casa Distribuidora de Materiais de Construção (Cadima), de propriedade de Heródoto Bento de Mello. Paralelamente dava início a sua carreira no mundo das artes, ingressando no Grupo Gama, no antigo Porão da Arte.
Sentindo a necessidade de dar um impulso maior à carreira artística, Sergio Madureira seguiu para o Rio de Janeiro. Inicialmente como ator na TV Globo, teve participação em algumas novelas, como Saramandaia, de Dias Gomes, entre outras. Trabalhou também no teatro, destacando-se na peça O Incivil, que teve uma longa turnê pela Região Nordeste. No cinema atuou com destaque em diversos filmes, entre eles, Banquete de Taras.
Em sua experiência como ator, contracenou com grandes nomes, como Lauro Corona, Lídia Brondi, Jonas Bloch, entre muitos outros. Mais tarde assumiria a função de coordenador de produção da Rede Globo de Televisão.
Aimée Ubacker, filha de Sergio Madureira, está no elenco da novela Amor e Revolução. Ela revelou que o SBT se encarregou de transladar o corpo de seu pai de São Paulo para Nova Friburgo, com previsão de chegada na manhã de hoje, 31, seguindo-se velório na Igreja Luterana e cremação, à tarde, no Cemitério Luterano.
À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam seu mais profundo pesar.
Deixe o seu comentário