Morre Paolino Lo Bianco

Friburgo perdeu neste fim de semana um dos mais respeitados membros de sua colônia italiana
segunda-feira, 22 de agosto de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Morre Paolino Lo Bianco

Paolino Lo Bianco
*24/10/1916
+21/08/2016

Nova Friburgo perdeu no último fim de semana, um dos mais respeitados membros da colônia italiana e da sociedade local. O conhecido Paolino Lo Bianco morreu no domingo, 21, aos 99 anos de idade. Nascido em 24 de outubro de 1916 na cidade italiana de São Francisco de Paola, ele era filho de Gelsomina Cassano e Francesco Lo Bianco.

Ainda na juventude, saiu de navio da Itália rumo ao Brasil, tendo desembarcado no Rio de Janeiro e vindo direto para Nova Friburgo. Aqui encontrou os irmãos Paschoal e Antônio, já estabelecidos no município.

Desde que chegou em terras friburguenses, Paolino foi peça importante no progresso e desenvolvimento do município, assim como seus irmãos. Ele se destacou por seu trabalho na fábrica de massas São Francisco, fundada pelo irmão Paschoal, de quem foi o braço direito.

Paolino se dedicou com afinco às atividades na fábrica, onde passou boa parte da vida e permaneceu até se aposentar. Ele foi casado por 73 anos com Dora Lo Bianco, com quem teve dois filhos: o advogado Franco e o médico Santo. O casal era exemplo de amor e união, tendo uma história marcada por dificuldades e superações. Assim que casaram, ainda na Itália, Paolino foi lutar na 2ª Guerra Mundial e ficou preso em um campo de concentração nazista, mas sobreviveu. Com o falecimento de Dora, em 15 de fevereiro deste ano, parentes afirmam que Paolino foi perdendo o gosto pela vida e sentindo grande tristeza com a falta da companheira de toda uma existência.

O corpo de Paolino Lo Bianco foi velado na capela do Memorial SAF, em Duas Pedras, até às 12h desta segunda-feira, 22, com grande presença de familiares, amigos e membros da colônia italiana. No início da tarde, o corpo seguiu para cremação no Cemitério Luterano.

Além dos dois filhos, Paulino também deixa quatro netos e duas bisnetas. À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam os mais profundos votos de estima e pesar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário
Publicidade