Faleceu na manhã de segunda-feira, 12, aos 87 anos, o professor Manoel Joaquim Falcão. Natural de Barcelos, em Portugal, veio para o Brasil aos 33 anos para lecionar na PUC. Transferiu-se do Rio para Nova Friburgo convidado para lecionar no Colégio Anchieta e na então Faculdade Nossa Senhora Medianeira, atual Santa Doroteia. Foi seu primeiro professor leigo e ajudou muito a faculdade no início de seus trabalhos. Lecionou também no Colégio Cêfel. Foi vice-cônsul e era cônsul honorário de Portugal no Brasil.
Mas foi no Grêmio Português de Nova Friburgo que o professor Falcão teve atuação das mais destacadas, tendo ocupado o cargo de presidente durante muitos anos. E sempre ajudou a agremiação mesmo fora do cargo máximo. Tanto que ainda era seu diretor jurídico. Tinha sempre a mão estendida aos portugueses que chegavam a Nova Friburgo.
O professor Falcão, quando jovem, estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha. Aos 33 anos, veio para o Brasil e atuou como professor de letras clássicas, grego e latim, na PUC. Cursou direito na Faculdade Candido Mendes, no Rio, como exigência para a naturalização, mesmo já tendo feito o curso em Portugal.
Conheceu sua esposa Maria Adoração Eiras Falcão na Casa de Portugal, durante um concerto em que ela se apresentava e, pouco tempo depois, transferiu-se já casado para Nova Friburgo. Era pai de sete filhos, sendo um falecido e os outros todos médicos, e tinha 14 netos.
Católico fervoroso, participou das missas durante muitos anos na capela do Colégio Nossa Senhora das Mercês. Estava sempre envolvido com os processos e os aspectos culturais. Exímio orador, fez seu discurso – como de costume – durante as solenidades do Dia de Portugal em 10 de junho do ano passado no Grêmio Português.
O professor Falcão estava internado há 30 dias em função de uma trombose e outras complicações de saúde no Hospital das Clínicas, em Niterói, onde faleceu às 6h45 da manhã de segunda-feira, 12. Foi sepultado às 17h do mesmo dia no Cemitério São João Batista, em Nova Friburgo.
À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam seu pesar.
Deixe o seu comentário