​Morre Luizinho Brasil, ex-presidente da Campesina

Figura muito estimada em Nova Friburgo, Luizinho teve destacada atuação no meio social, político e cultural do município
quarta-feira, 06 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
​Morre Luizinho Brasil, ex-presidente da Campesina

Luiz Gonzaga da Costa Emerick

* 29/04/1940
+  06/07/2016

Morreu na manhã desta quarta-feira, 6, aos 76 anos, Luiz Gonzaga da Costa Emerick, o conhecido Luizinho Brasil. Ele foi internado no último domingo, 3, no Hospital Unimed, com fortes dores abdominais e teve que ser submetido a uma cirurgia de emergência no intestino mas acabou falecendo nesta quarta.

Figura muito estimada em Nova Friburgo, Luizinho teve destacada atuação no meio social, político e cultural do município, com uma vida dedicada à centenária Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense. 

Músico, benemérito e presidente do Conselho Diretor da banda Campesina Friburguense por vários anos, Luizinho era muito respeitado e querido não só pelos antigos membros da banda como pelos músicos das novas gerações. Tudo por conta de seu amor e incansável empenho nas atividades da Campesina, cuja história se mistura à trajetória de Luizinho Brasil.

Ele presidiu a banda no períodos de 1971 a 1972 e 1979 a 1988 além de ter formado uma legião de músicos. “Lamentamos muito a perda deste grande homem que tanto fez pela nossa instituição”, disse o presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva, o Maguinho.                      

Maestro e instrumentista, Luizinho foi considerado em 1966 pela crítica como "o maior pratista do Brasil". Ele teve destaque ainda no mundo do samba e os estampidos de seus pratos marcaram época nos carnavais friburguense e carioca, arrancando efusivo elogio do ilustre Noca da Portela.

Concedeu seu brilho ao Cordão do Bola Preta e à escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, ambos no Rio. Luizinho também ocupou o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da escola de samba Unidos da Saudade, onde atualmente era conselheiro. À frente da bateria Treme-Terra da roxa e branca como mestre, jamais obteve uma nota inferior a dez.

Luizinho também participou do processo de construção da quadra, cumprindo relevante serviço junto à burocracia governamental, além de ter reaproximado a escola do círculo de grandes patrocinadores locais e da mídia estadual.

Nascido em Nova Friburgo em 29 de abril de 1940, Luizinho era policial militar aposentado e também deixou sua marca no esporte friburguense, tendo atuado como jogador do antigo Esperança Futebol Clube. “Luizinho era uma admirável figura, com um envolvimento comunitário muito grande e que vai deixar saudades”, comentou o amigo José Mário Bastos Jorge, o Marinho.

No campo da política, Luizinho foi candidato a vice-prefeito de Nova Friburgo pela extinta Arena, na década de 70. Ocupou alguns cargos públicos como o de assessor do amigo de longa data, Heródoto Bento de Mello, quando este foi deputado estadual nos anos 70 e prefeito do município nos anos 80.

Luizinho deixa a filha Aline, dois netos, uma irmã, além de vários sobrinhos, afilhados e muitos amigos que colecionou ao longo de sua rica e exemplar trajetória de vida. Seu corpo foi velado na sede da banda Campesina Friburguense até às 16h desta quarta-feira, de onde seguiu para ser enterrado no Cemitério São João Batista.

À família enlutada, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam os votos de estima e pesar.

  •  Com uma vida dedicada à Campesina, Luizinho foi velado na sede da banda

    Com uma vida dedicada à Campesina, Luizinho foi velado na sede da banda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obituário | Campesina Friburguense
Publicidade