Morre Antonio Felipe Deccache

Deccache marcou seu nome como um dos maiores desportistas de Nova Friburgo
quarta-feira, 18 de maio de 2016
por Vinicius Gastin
Morre Antonio Felipe Deccache

Uma das grandes personalidades do esporte de Nova Friburgo, Antonio Felipe Deccache morreu quarta-feira, 18. O presidente de honra do Friburguense Atlético Clube perdeu a luta contra uma enfermidade e faleceu aos 86 anos. O corpo foi velado no Memorial SAF até a tarde de ontem, 19, quando seguiu para o sepultamento no Cemitério São João Batista. 

Deccache marcou-se como um dos maiores desportistas do município. Nasceu em Magé em 13 de março de 1930 e ainda jovem chegou a Nova Friburgo, onde iniciou a carreira no futebol em 1943, no mascote do Fluminense, sob o comando do saudoso Manoelzinho. Deccache era franzino, mas de grande potencial para a posição de goleiro. Foi titular  em diversas categorias no Fluminense, até 1952, e no Esperança de 1953 a 1964, sendo considerado um jogador técnico, corajoso e líder. Não gostava de perder nem mesmo em treino. Também atuou como jogador e técnico da seleção Friburguense, sagrando-se campeão estadual nas duas funções.

Mesmo no período em que atuou pelo Esperança, não desfez a afinidade com o Fluminense, o clube do coração. Ao encerrar a carreira tornou-se treinador da equipe principal.  Em janeiro de 1970, assumiu a presidência do Fluminense, onde permaneceu até 1984. Ao deixar o cargo, continuou atuando na diretoria, principalmente na gestão de Nilson Homem de Castro. Assumiu novamente o conselho diretor no triênio 1995, 1996 e 1997, quando o clube já era o Friburguense. Após o último ano de mandato, por motivo particular afastou-se da direção que passou a exercer desde a aposentadoria dos gramados. Deccache foi um dos grandes batalhadores pelo progresso do clube, sendo responsável pela construção de praticamente todo o complexo esportivo do estádio Eduardo Guinle e pela modernização do parque social.

Dinâmico e atuante, foi por muitos anos um dos sócios da antiga concessionária Chevrolet, seguindo depois para a indústria metal mecânica, abrindo uma fábrica de peças de automóveis na Chácara do Paraíso. Além de empresário, também era advogado e contador.

Filho de libaneses, Deccache mantinha laços de amizade com vários descendentes de libaneses e era apreciador da cultura e gastronomia árabes. Sua presença em festas como a saudosa Feira da Bondade era frequente bem como em eventos promovidos pelo Country Clube, do qual era um dos sócios mais antigos. O conselho diretor do clube emitiu nota de pesar pelo falecimento de seu “sócio remido nº 001“, destacando a grande perda. O prefeito Rogério Cabral também divulgou nota em que “reconhece a enorme perda para o município e, principalmente, para o esporte local, registrando seu sentimento de pesar à família e a todos que o admiravam.”

Viúvo desde os anos 80 de Helena, Deccache dedicou a ela uma homenagem especial dando seu nome ao ginásio do Friburguense. O casal teve os filhos Elaine e Marcos.  Deixou netos e vários amigos que colecionou ao longo de sua trajetória. Aos filhos e demais familiares, direção e equipe de A VOZ DA SERRA enviam os votos de estima e pesar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade