(SECOM) - Exatamente no dia em que a Prefeitura de Nova Friburgo encerrou as inscrições do ‘Minha casa, Minha vida’, na última sexta-feira, 31, cumprindo o calendário contratual de três meses para o cadastramento dos interessados, o prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em seu gabinete, no palácio do governo, o ex-governador fluminense Wellington Moreira Franco, atualmente vice-presidente de Fundos de Pensão e Loterias da Caixa Econômica Federal. Ambos trataram de diversos assuntos relacionados a projetos em andamento, principalmente do programa habitacional, desenvolvido em parceria pelos governos municipal e federal, através da CEF.
Além do prefeito e do vice, Dermeval Barbosa Moreira Neto, que também é secretário municipal de Assistência Social, participaram do encontro o gerente geral da Caixa Econômica no município, Marcos Lutterbach, demais secretários municipais e integrantes locais do PMDB, capitaneados pelo presidente do partido na cidade, o ex-deputado estadual Nelci da Silva.
Moreira Franco logo quis saber do prefeito como estavam os encaminhamentos, no município, dos projetos habitacionais. Heródoto respondeu imediatamente que foram cadastradas quase 9.500 pessoas, na faixa de um a três salários. Em seguida, o engenheiro e prefeito informou ao vice-presidente da CEF que a prefeitura está desapropriando área de dois milhões de metros quadrados na localidade de Fazenda da Laje, próximo a Conselheiro Paulino, para implantar a chamada Nova Cidade, um novo bairro com infraestrutura completa, onde se pretende construir três mil unidades residenciais, numa das primeiras fases.
Quatro construtoras habilitadas
O ex-governador ficou muito interessado em saber também sobre a situação do credenciamento das empresas de construção civil para execução das obras residenciais. O próprio gerente Marcos informou que já existem quatro construtoras habilitadas a desenvolverem os projetos e, inicialmente, 800 unidades autorizadas para início das obras.
No mesmo encontro, o prefeito e Moreira Franco conversaram sobre outras linhas de financiamento da Caixa Econômica, sendo que o engenheiro Heródoto ainda quis saber da possibilidade de empréstimos para o projeto do trem do futuro. Explicando que o sistema em estudo, agora em VLT, terá 12 quilômetros iniciais, sendo nove em superfície e três elevados, o chefe do executivo friburguense relatou sua convicção na viabilidade do plano, explicando ainda que vários estudos resultaram na alteração do projeto inicial - anteriormente em grande parte suspenso - exatamente para baratear os custos totais do empreendimento. O prefeito explicou ainda que, agora, estão sendo analisados ajustes para permitir o preço final da tarifa integrada dos sistemas de trem e ônibus.
Interessado ainda em saber sobre a parte previdenciária, Moreira obteve do gerente Marcos a informação de que o fundo previdenciário encontra-se na CEF. O prefeito Heródoto aproveitou ainda para destacar a boa relação que tem conseguido com a gerência local da Caixa Econômica, afirmando que tem sido muito bem atendido. “Temos nos entendido muito bem”, assegurou.
Ainda sobre questionamentos de Moreira quanto à coleta de lixo e esgotos, o prefeito também se referiu a ambos os assuntos como questões equacionadas. Especificamente sobre o tratamento de esgotos, ele explicou que a concessionária Águas de Nova Friburgo aceitou as alterações propostas no projeto e as obras já estão sendo executadas.
Os secretários Antonio Carlos Berbet (Projetos Especiais), Luiz Cláudio Ferreira (Sistema Metroviário), Girlan Guilland (Comunicação Social), Roosevelt Concy (Cultura), Jorge Carvalho (Autarquia Municipal de Água e Esgotos) e Eduardo Valentim (Planejamento) participaram do encontro, ao qual estiveram ainda: Iran Ferreira (PSC) e demais integrantes do PMDB, a exemplo de Jalmir Saippa e Carlos Pessoa.
Município, um dos primeiros a aderir
No dia 15 de abril último, o prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de alguns secretários, recebeu em seu gabinete o Superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Carlos Roberto Pereira e o gerente geral da CEF no município, Marcos Lutterbach. Com ambos, o chefe do Executivo friburguense assinou um dos primeiros termos de adesão, no interior fluminense, ao programa habitacional ‘Minha Casa - Minha Vida’, que havia sido lançado naquela semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Deixe o seu comentário