Moradores de Lumiar se unem para recuperar lago e salvar peixes

Obras de restauração estão sendo realizadas junto a projeto de purificação da água
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Biólogo colhe amostras da água do lago (Divulgação)
Biólogo colhe amostras da água do lago (Divulgação)

Moradores de Lumiar se uniram para restaurar o lago artificial do distrito que devido à água parada e insalubre tem causado a morte de peixes, colocando em risco também a saúde de quem vive ou visita o local. A Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar) tem arrecadado recursos e firmado parcerias para a manutenção do equipamento turístico.

A restauração começou esta semana com o início das obras para o restabelecimento do abastecimento de água no lago. O morador João Batista, profissional do ramo de construção, se ofereceu para consertar a tubulação que estava danificada, tornando impossível a chegada de água ao lago. "Se é para o bem de todos é um prazer ajudar, faço com gosto", disse ele.

O biólogo Ruam Carlo também está colaborando com a restauração. De  forma voluntária, ele elaborou um projeto para controle da qualidade da água do lago, que prevê a introdução vegetal, a construção de um sistema de filtragem artificial, aeração e ações de monitoramento. Na última segunda-feira, 29, o profissional fez coletas de amostras da água para análise.

“Coloquei também plantas especiais que limpam a água e daqui a alguns meses é só retirar o excesso de matéria orgânica que poderá servir de adubo para as plantas do entorno”, disse o biólogo. A expectativa é de que nos próximos três meses o lago esteja em melhores condições.

Para arcar com os custos da restauração e da manutenção, a Ama Lumiar informou que está arrecadando doações no distrito com comerciantes do setor de construção e o comércio em geral. Também está realizando bingos comunitários. Durante as festividades dos 129 anos de Lumiar, há cerca de duas semanas, a associação também arrecadou recursos.  

“Estamos tendo um apoio incrível dos moradores. Já conseguimos recursos para fazer as análises da água, mas temos grandes desafios que é a compra da bomba de filtragem e os canos, custos que devem chegar a R$ 4 mil. A nossa expectativa é de que cresça o número de apoiadores a essa ação em todo o município" disse a presidente da Ama Lumiar, Sílvia Faltz.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade