Moradores de Lumiar organizam café colaborativo para médica cubana

Convite da Associação de Moradores é aberto a qualquer pessoa que queira participar de homenagem a profissional que atuava no distrito
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O convite para o café (reprodução)
O convite para o café (reprodução)

Os 11 médicos cubanos que atuavam em Nova Friburgo já foram desligados de suas atividades nas unidades de saúde. Alguns já até deixaram o município, enquanto outros ainda se organizam para fazer a viagem de volta a Cuba. A médica Yamila Gomez é uma das profissionais que está com data marcada para deixar a cidade. Mas, antes de partir, moradores do distrito de Lumiar decidiram organizar uma despedida para a sua atendente, em um café comunitário, que será realizado neste sábado, 24, às 10h.

A Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA) divulgou nesta sexta-feira, 23, o convite para o evento, que está previsto para acontecer na Casa Flor Café, na Rua Sete de Setembro, 18, na estrada entre o distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. No anúncio, a AMA destaca que se trata de um ato de agradecimento e pede a todos que puderem que levem algo para o café colaborativo:

“A médica Yamila Gomez, que atendeu até a semana passada no Posto de Lumiar, retornará no domingo ao seu país (Cuba). Cuidar de vidas é uma missão e uma doação importante para a humanidade. Compareça a esse ato de agradecimento. Vamos abraçar e desejar boa sorte a essa profissional que se dedicou durante tanto tempo a cuidar da saúde dos moradores do distrito”, diz o convite.

As informações sobre o evento foram compartilhadas nas redes sociais da associação e alguns moradores aproveitaram a publicação para falar um pouco sobre a atuação da médica: “Muito boa essa médica, fará muita falta, se pudesse não a deixaria ir”, respondeu uma usuária.

Até quem não poderá comparecer ao ato quis se manifestar:  “Queria muito poder ir e dar uma abraço nela, que sempre me tratou muito bem! Mas estou no Rio. Se alguém puder passar meu abraço em meu nome, ficarei extremamente grata e feliz! Boa viagem de volta ao lar, querida! Por hora, o Brasil não te merece! Abraço super carinhoso e em agradecimento”, afirmava outro comentário.

Yamila, assim como os outros dez  médicos cubanos que estavam em Nova Friburgo através do programa Mais Médicos, fazia atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lumiar. Os outros profissionais estavam divididos nos postos do Cordoeira e São Geraldo e nas demais Unidades Básicas de Saúde (UBS), vinculadas ao programa de Estratégia em Saúde da Família (ESF), desde 2014.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade