Na tarde desta terça-feira, 16, moradores do distrito de Conselheiro Paulino tiveram sua rotina prejudicada por uma falta repentina no abastecimento de água na região. Fábio Lage, reside no centro do distrito, é um dos consumidores que enfrentou transtornos. “Eu fique sem água durante toda a noite. Tive que tomar banho na casa da minha mãe e comer lá, porque não havia água para preparar o jantar”, disse ele.
Ainda segundo Fábio, outra dificuldade foi conseguir entrar em contato com a empresa para buscar informações. “Eu tentei ligar para a Águas de Nova Friburgo, por volta das 19h20, para reclamar da falta de água, mas o número 0800-026-0008 não recebe ligação de celular. Liguei para o 2525-1919 e a mensagem eletrônica dizia que o atendimento funcionava até às 19h. Nunca vi isso! O atendimento deveria funcionar 24 horas por dia”, queixou-se Fábio.
A falta de abastecimento também afetou os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro. “Cheguei à UPA, terça-feira, às 14h, e só consegui sair de lá às 18h porque, segundo os atendentes, os médicos não podiam nos receber porque estavam completamente sem água”, disse uma paciente que preferiu não se identificar.
De acordo com um funcionário da unidade que também preferiu manter sua identidade no anonimato, a água teria acabado devido ao rompimento de uma tubulação. “O que nos informaram é que um cano havia estourado e por isso o abastecimento foi interrompido e aí não conseguimos fazer alguns atendimentos por causa disso”. De acordo com outro morador, até a meia-noite de terça, ainda não havia água nos imóveis. Na manhã desta quarta-feira, 17, a UPA voltou a realizar consultas.
Segundo a concessionária Águas de Nova Friburgo, “o desabastecimento foi causado pelo rompimento na principal adutora do Sistema Rio Grande de Cima, que abastece 60% da cidade de Nova Friburgo. O reparo foi concluído ontem [terça-feira], dia 16/02/2016, às 14h, e o abastecimento retomado após o encerramento dos serviços. Nos bairros mais altos, a normalização do abastecimento pode levar até 48h a partir do término dos reparos (que aconteceu terça, 14h). A concessionária informa, ainda, que está disponibilizando pipas para atender a população afetada”.
Quanto ao atendimento, a concessionária informou que: “O canal telefônico disponibilizado atende somente ligações de telefone fixo, no entanto, através do site www.aguasdenovafriburgo.com.br, na opção ‘Fale Conosco’, quaisquer demandas são direcionadas para o devido atendimento”.
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