Às 10h da manhã de ontem, no 6º Grupamento de Bombeiros Militar, ocorreu uma solenidade para a inauguração do monumento "Bombeiro Herói”, feito pelo artista Felga de Moraes em homenagem a cidade de Nova Friburgo, ao Corpo de Bombeiros e também aos militares mortos em acidente no ano de 2008 e na tragédia de 2011. Além dos militares, foram homenageados também membros da sociedade civil e órgãos da imprensa local, inclusive o jornal A VOZ DA SERRA, representado por seu vice-diretor, Gabriel Ventura, que recebeu um dos troféus.
Na estátua, há uma placa com os nomes dos bombeiros mortos em serviço — dois em capotagem de uma viatura no ano de 2008 e três soterrados durante a tragédia, em janeiro de 2011 — e foi feita a partir de uma ideia do artista de homenagear os militares, a cidade de Nova Friburgo e toda a corporação dos bombeiros. Os integrantes falecidos da corporação homenageados foram sargentos Luis Carlos Gonçalves Fischer e Marco Antonio Verly da Conceição; tenente Sérgio Luiz Rodrigues da Silva e cabos Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas e Victor Lembo Spinelli.
Entre os homenageados também estavam membros do Corpo de Bombeiros, como o tenente-coronel João Luiz de Moraes e o coronel Robadey, que receberam o troféu Bombeiro Herói; representantes de instituições que receberam o prêmio de Dignidade Institucional — como a Polícia Militar e o Tiro de Guerra — e familiares dos bombeiros mortos, que receberam o troféu de Dignidade aos Bombeiros Falecidos.
A obra ficará exposta na entrada do 6º Grupamento de Bombeiros Militar e fará também parte do roteiro de visitas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.
Deixe o seu comentário