Montanha Cup: pedaladas em meio à natureza

Tradicional evento será realizado neste domingo em São Pedro da Serra
quinta-feira, 07 de março de 2013
por Vinicius Gastin
Montanha Cup: pedaladas em meio à natureza
Montanha Cup: pedaladas em meio à natureza

Em um cenário privilegiado, centenas de ciclistas participam no próximo domingo, 10, da 8ª edição da Montanha Cup, a competição de Mountain Bike mais tradicional de Nova Friburgo. O evento deste ano será em São Pedro da Serra e, a partir das 9h, os atletas pedalam os 50 km de trilhas em meio à natureza do 5º e 7º distritos. A organização é de Orlando Miele Júnior, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo. 

“A Montanha Cup chega neste ano à 8ª edição e é uma corrida de Mountain Bike no estilo maratona, ou seja, uma competição que privilegia a resistência do atleta. São 50 km de percurso na região de São Pedro da Serra e Macaé de Cima”, revelou o organizador, Orlando Miele.

Após a largada, os competidores seguem para a localidade de Bocaina dos Blaudt passando pela Sibéria, atravessam o asfalto da RJ-142 no sentido Galdinópolis, sobem a serra de Rio Bonito no sentido Macaé de Cima e descem para Toca da Onça, quando começa o percurso de volta pelo mesmo caminho. A chegada cronometrada será no Alto da Sibéria. Ao longo do trajeto, os ciclistas que participam da prova se encantam com as belezas naturais da cidade. “Com todo o respeito às outras cidades, mas nova Friburgo tem uma condição enorme. Em oito edições do evento, eu repeti o percurso apenas duas vezes. Temos um manancial de trilhas muito grande”.

Miele explicou o funcionamento da prova e revelou que o vencedor será conhecido antes mesmo da linha de chegada, no centro do sétimo distrito. De acordo com as previsões, os ciclistas vencedores devem completar a prova em duas horas. “Nós temos dois tipos de chegada porque não dá para fazer uma em São Pedro da Serra. Os ciclistas chegam disputando posição, e por questão de segurança, a gente faz a chegada lá em cima (Sibéria), já que não tem movimento e o trecho do Alto da Sibéria até São Pedro, eles fazem neutralizados. O atleta vence lá em cima e em São Pedro fazemos uma chegada simbólica para as pessoas assistirem”, explicou Orlando Miele.

O Montanha Cup é dividido em 17 categorias e contempla jovens dos 15 aos 67 anos. De acordo com a organização, os atletas de alto nível devem concluir a prova em no máximo 2h30min, enquanto os amadores podem chegar até 6h de prova. Na categoria Turismo, os ciclistas que não concorrem ao prêmio, mas participam normalmente e fazem o percurso menor com toda a estrutura do evento. “Queremos que todos prestigiem, mesmo aqueles que não vão concorrer. Temos os atletas de spinning, aqueles que pedalam por prazer ou por motivos de saúde. Todos eles poderão participar.”

Apesar da corrida não contar pontos para o ranking da federação este ano, Orlando Miele aposta na tradição da prova, considerada pelos atletas uma das melhores competições do Estado do Rio de Janeiro. Orlando complementa que a competição abrange mais do que apenas o cenário esportivo ao reunir atletas de várias partes do país. “É um evento que faz já parte do calendário de turismo da cidade. Cerca de 90% dos atletas são de fora da cidade, tornando-o um evento turístico também e não só esportivo.”

O Montanha Cup sempre conta com a participação de personalidades do ciclismo como o Campeão Brasileiro e Pentacampeão da prova, Robson Ferreira, além de Henrique Avancini, outro grande nome da modalidade. Este ano, no entanto, uma competição em Minas Gerais deverá motivar a ausência dos dois atletas. O único nome dos atletas de ponta já confirmado é o do friburguense Isaias Teixeira, vencedor da competição em 2011 e ainda mais favorito para 2013 pelas ausências dos principais concorrentes.

A competição está prevista para terminar às 15h, quando os atletas receberão a premiação. Os vencedores ganham uma camisa especial, troféus, medalhas e uma quantia em dinheiro entre 70 e 120 reais. Para mais informações sobre o Montanha Cup de 2013, acesse o site da competição: www.montanhacup.com.br

 

Das dificuldades ao sucesso do evento

Há oito anos, o cirurgião-dentista Orlando Miele Junior idealizou uma competição de ciclismo em Nova Friburgo. Apaixonado pelo esporte, participou de diversos eventos pelo estado e visualizou o potencial da cidade para organizar este tipo de evento. Na primeira edição, apenas com o apoio da Prefeitura, o Montanha Cup contou com 150 atletas, algo inédito no estado. “Fizemos a primeira edição sem correr atrás de patrocínios, por opção mesmo. Não tínhamos certeza de como iria acontecer e nem se conseguiríamos realmente fazer o evento”, contou Miele.

O sucesso fez o evento crescer e reunir um número maior de participantes a cada ano. Novos patrocinadores foram atraídos, o município abraçou a ideia e o resultado positivo envolve vários segmentos. “Todos os segmentos querem que as coisas funcionem. O movimento nas pousadas de São Pedro da Serra, por exemplo, vai dobrar. Já tivemos pessoas de Tocantins, Bahia, do sul, da Itália e de várias outras partes do mundo.”

 

 

Frizão confirma amistoso contra o Audax para sábado

 

O Friburguense confirmou a realização do primeiro e, provavelmente, único teste visando a disputa da Taça Rio. O tricolor da serra recebe o Audax no próximo sábado, às 10h, no Eduardo Guinle. O gerente de futebol José Siqueira revelou o convite do Duque de Caxias para um outro jogo-treino na próxima quarta-feira, mas descartou a possibilidade por conta da proximidade do jogo de estreia na Taça Rio. O Frizão entra em campo pelo segundo turno no dia 16 contra o Nova Iguaçu, às 16h, no Eduardo Guinle. 

“Esta será uma boa oportunidade para dar um pouco de ritmo aos jogadores. Estamos parados há duas semanas e, apesar de estarmos bem fisicamente e realizando treinos coletivos, precisamos viver um clima mais próximo com o de jogo”, destacou o técnico Gerson Andreotti.

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade